Data de Hoje
30 April 2024
The Velvet Plume (Foto: Reprodução)

Festival ‘VivaDança’ estreia 10ª edição em Salvador; confira a programação

Começa nesta quarta-feira (20), o VivaDança Festival Internacional, que realiza a 10ª edição em Salvador. O evento será aberto às 19h, no Passeio Público, na Avenida Sete de Setembro, e segue até 1º de maio, distribuído por 10 espaços, entre teatros, centros culturais e ruas da capital. Confira aqui a programação completa.

O festival trará este ano espetáculos de 9 países, mais de 500 artistas, duas criações inéditas em residência, mostras, exposição, seminário, oficinas. O evento é o único do Norte-Nordeste a receber a programação do Ano da Cultura da Polônia no Brasil.

O destaque desta edição do Vivadança é o projeto de investigação artística Yanka Rudzka (Polônia 1916 – Áustria 2008), idealizado por Cristina Castro, diretora-geral do evento, e Joanna Leśnierowska, curadora, diretora e dramaturga polonesa.

Fundadora da Escola de Dança da UFBA, a primeira do país, Yanka Rudzka faria 100 anos em 2016. A artista é precursora da dança contemporânea no Brasil. A parceria com a Polônia ainda inclui a apresentação de espetáculos, seminário e a criação em residência da obra inédita “Projeto Yanka Rudzka: SEMENTE”, com dançarinos brasileiros e poloneses.

Países parceiros do festival, como Alemanha, Austrália, Eslováquia, Finlândia, França, Israel e Noruega, integram a programação do evento.

A produção local e brasileira tem lugar especial na programação, entre elas a Batalha de Break, que reúne mais de 30 duplas de b-boys e b-girls do Norte-Nordeste, a Mostra Casa aberta, que soma mais de 400 artistas, e a Mostra Baiana de Dança Contemporânea, com cinco obras coreográficas selecionadas.

Os preços dos ingressos para os espetáculos nos espaços fechados variam entre R$ 10 e R$ 20. Já as apresentações nas ruas são gratuitas.

Por G1 BA