Data de Hoje
20 October 2021

Fifa teme manipulação de resultado em jogo do Brasil

Duelo contra Camarões é mais suscetível à manipulação do que a abertura ou a final da Copa

O jogo entre Brasil e Camarões é considerado como de “alto risco” pela Fifa por conta da manipulação de resultados. O time africano já está desclassificado, os jogadores brigam entre si e quase não viajaram ao Brasil por falta da definição em relação ao prêmio que seria oferecido pela federação local aos jogadores. Para a entidade que comanda o futebol mundial, essas são condições ideais para a atuação de grupos que tentam influenciar no resultado da partida. “Existe uma vulnerabilidade”,  declarou Ralf Mutschke, chefe de segurança da Fifa.

copa-cbf-divulgação-ok

Ele confirma que a partida foi classificada como de “risco” e mais suscetível de ser manipulada do que os jogos da abertura ou da final da Copa. O time africano perdeu os dois primeiros jogos da Copa e é o adversário do Brasil na próxima segunda-feira, em Brasília. Aequipe de Felipão precisa de uma vitória para ter maiores chances de fechar a primeira fase na primeira colocação do Grupo A.

Segundo Mutschke, o risco não seria tanto a ponto de uma eventual manipulação garantir uma vitória do Brasil, mas poderia ser estabelecida uma meta de gols a serem feitos contra o time africano. O risco é de que algum dos jogadores acabe facilitando uma goleada, justamente para atender a algum grupo criminoso que faz sua aposta e, se acertar, receber um retorno de milhões de dólares.

Manipulação

A Fifa colocou como uma de suas prioridades coibir os casos de manipulação de resultados no futebol. Mas admite que os casos existem e são uma ameaça para o esporte. Antes da Copa de 2010, amistosos disputados por seleções registraram casos de manipulação.

Facebook Comments