Data de Hoje
27 April 2024

Final de semana será de intensa programação cultural em Salvador

Serão mais de 30 atrações, sendo 16 musicais, no Festival da Primavera, Pelourinho Dia & Noite e Viver Barra, com muita música, esporte e gastronomia 
Com promessa de praia, sol e som, o final de semana que marca a chegada da primavera em Salvador tem atrativos para todos os gostos. A Prefeitura participa ativamente desta celebração, convidando turistas e soteropolitanos a vestir roupas leves, lançar mão de seus calçados mais confortáveis e sair para a rua com a intenção de cantar, dançar e curtir o que de melhor a cidade tem a oferecer. Tudo de graça e pensado para agradar ao público mais exigente.
 
Dentre as atrações destacam-se a terceira Edição do Festival da Primavera, os projetos Pelourinho Dia & Noite – através do Música nas Esquinas –, o Viver Barra e o Movimento Salvador Vai de Bike. A Feira da Cidade e o Food Park compõem o panorama do festival que será realizado no Jardim de Alah, juntamente com outras opções que incluem artes visuais, gastronomia, esporte, saúde e muito mais, com mais de 30 atrações, sendo 16 musicais.
 
Para recepcionar a estação das flores, a Prefeitura, por meio da Empresa Salvador Turismo (Saltur) reedita, nos dias 20 (sábado) e 21 (domingo), o Festival da Primavera, que entra na terceira temporada e já integra o calendário de eventos da cidade. Pela primeira vez, o palco da festa será montado na orla do Jardim de Alah devido às intervenções urbanísticas empreendidas na orla do Rio Vermelho, onde ocorreram as duas primeiras edições.
 
Pelo espaço passarão artistas locais e nacionais, do calibre de Arnaldo Antunes, Márcio Mello, Babado Novo, Larissa Luz, Luciana Melo, Paula Lima, Monica San Galo, entre outros, brindando o público com um leque sortido de estilos, tendo em comum a saudação à vida típica do renascimento inspirado pela estação que se avizinha.
 
Esporte e Saúde – Quem quer se divertir, mas não dispensa os cuidados com a saúde, nem tampouco a prática esportiva, pode comparecer ao festival, onde duas fitas de slackline serão montadas no coqueiral do Jardim de Alah. Além disso, o evento contará com aulas de Tai Chi Chuan, Passeio Cicloturístico da Primavera, escola de artes circenses e, para os pequenos, um minicircuito de bicicletas e a Escola Bike Anjo – uma iniciativa do Movimento Salvador Vai de Bike para auxiliar aqueles que ainda não sabem andar sob as duas rodas.
 
Diversidade e gastronomia – A Feira da Cidade retorna ao festival trazendo muita música, gastronomia, moda e manufaturas. Além disso, o evento contará com o Food Park, uma praça de alimentação sobre rodas, com nove veículos (food trucks) que levarão à população alimentos de origens e sabores variados. Uma verdadeira galeria ao ar livre será montada nos arredores do festival, exibindo obras de diversos artistas plásticos, como Guache Marques, Murilo Ribeiro, Daniela Steele, Luzi S. Folgueira, entre outros. Além disso, uma feira de flores e artesanatos a partir de tecidos, papéis e materiais reciclados contará com um total de 60 expositores.
 
Leitura – Educação e cultura caminham juntas, portanto, nada mais propício do que juntar esses dois encantos. É nesse caminho que o projeto “Leia para uma criança” trilha sua trajetória. A ação foi criada pelo Banco Itaú para incentivar a leitura junto aos pequenos. No festival, o estande contará com mediação de leitura, realizado por voluntários que se revezam em intervalos de duas horas na atividade.
 
Música – A música segue como ponto alto da cultura soteropolitana, e neste final de semana não será diferente. Se nos palcos e minitrios do Festival da Primavera desfilarão estrelas de primeira grandeza e jovens promessas, a trilha sonora da nova estação poderá ser apreciada também no Pelourinho. Através do programa Pelourinho Dia & Noite, o projeto Música nas Esquinas apresenta, já nesta sexta-feira (18), a produção do violoncelista Caio Azevedo, a partir das 18h, no Cruzeiro de São Francisco.
 
No sábado (19), é a vez do chorinho circular pelas ruas, bares, restaurantes, esquinas e ladeiras do Pelourinho com o grupo Estação do Choro, entre as 19h e 20h30. No domingo (20), a igreja da Ordem Terceira de São Francisco, recebe os músicos Carlos Eduardo Santos (tenor), Vanda Otero (meio soprano) e Hammurabi Ferreira (pianista). As crianças poderão apreciar, a partir das 16h, o Grupo Filó Brincante, que anima o Largo do Cruzeiro de São Francisco. Já das 18h às 19h, o violonista Aderbal Duarte fará uma performance de bossa nova instrumental no Largo Cruz do Pascoal.
 
Barra – Também no sábado (19), o projeto Viver Barra leva boa música para um dos bairros mais charmosos da capital baiana. As atrações previstas para este dia são os músicos Davi Brito e Thiago Mendes, um duo de jazz composto por trompete e piano, às 17h30. A partir das 19h30 o Largo do Farol recebe o trio de voz, teclados e bateria formado por Jaqueline Leal, Paulo Santana e Roberto Aranha. 
Fonte: AGECOM/ Foto: Reprodução Google