Data de Hoje
21 May 2022
Foto: Reprodução

Fios lisos, cacheados ou ondulados têm seus pontos positivos e negativos e exigem cuidados específicos

Você sabia que cada tipo de cabelo exige um certo tipo de cuidado? A particularidade de cada fio também exige a aplicação de determinados produtos. Além disso, existem prós e contras para cada tipo de cabelo. Existem diversos recursos para quem não se sente totalmente satisfeito com o estilo natural dos seus fios: secador, chapinha ou baby liss e produtos específicos como pomadas, mousses e sprays finalizadores. Mas você pode aprender a modelar o fio do seu gosto sem modificá-lo. Confira dicas de Isabel Chagas, hair stylist:

Cabelos lisos

Prós: Os fios lisos costumam ser mais práticos e exigir menos cuidados que os cabelos cacheados ou crespos, pois em geral é possível usá-los “ao natural”, sem tanto uso de secador, e ainda assim obter um bom resultado. Além disso, qualquer tipo de franja, seja ela curta ou longa, costuma ficar bem em quem tem cabelos lisos. Para quem tem cabelo cacheado, fica complicado usar franja! Contras: Não permitem tantas mudanças no visual quanto os cabelos cacheados (que facilmente podem ser alisados com o uso de chapinha ou secador). Mesmo que a pessoa faça uma escova no salão, é difícil que as pessoas notem tanto a mudança. Por isso, pode se tornar cansativo usar o mesmo visual todos os dias. Também é possível notar com mais facilidade quando os fios estão sujos. Como cuidar: É necessário adotar uma rotina básica de manutenção para mantê-los saudáveis: hidratar com frequência (a cada 15 dias), cortar sempre as pontas (a cada 30 ou 45 dias) e fazer uma cauterização ou reconstrução capilar ao notar o aparecimento de pontas duplas, que enfraquecem os fios. 

Cabelos cacheados

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Prós: Em geral são mais versáteis e, por serem mais volumosos, é possível fazer penteados que chamem mais a atenção para uma festa, por exemplo. Também dão um ar mais despojado e jovial, o que pode fazer você parece alguns anos mais nova! Além disso, não é preciso pentear a toda hora, já que o pente ou a escova tiram a definição dos cachos e aumentam o efeito frizz dos fios. Contras: Exigem mais cuidados que os lisos, como hidratações mais frequentes e uso de produtos que tirem o volume e o efeito frizz. São naturalmente rebeldes, então precisam de produtos para definir os cachos. Ficam facilmente desalinhados e opacos. Ao dormir, os cachos se abrem e podem apresentar volume excessivo. Isso pode ser uma tremenda dor de cabeça quando a pessoa está atrasada e precisa ajeitá-los rapidamente pela manhã!Como cuidar: É necessário adotar cuidados adequados com esse tipo de cabelo para que fiquem sempre com aparência saudável e sem volume excessivo, como fazer hidratações semanais e usar um bom creme de pentear, pomada ou leave-in, que devem ser aplicados sempre que lavar os cabelos. Depois de secos, recomenda-se não pentear ou escovar mais, para manter a definição dos cachos. 

Cabelos ondulados

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Prós: A versatilidade é com certeza uma das principais vantagens. Como são cabelos que ficam em um “meio termo” entre o liso e o cacheado, fica mais fácil optar por usar os fios alisados em um dia, com o auxílio de uma chapinha, e no dia seguinte deixá-los cacheados com a ajuda de um difusor. Além disso, as ondas em geral dão um aspecto mais natural no dia a dia do que os fios 100% lisos.

Contras: Há dias em que a versatilidade vira indefinição: quem tem cabelos ondulados pode acordar um dia com o cabelo mais liso e, no dia seguinte, se surpreender ao se ver no espelho com cachos. Pior do que isso é ver que os fios não estão nem lisos nem cacheados, e ficar na dúvida de qual seria o melhor jeito para arrumar. Assim como os cacheados, os ondulados também podem sofrer com volume em excesso.

Como cuidar: O corte deste tipo de cabelo costuma ser um aliado. Cortar os fios em camadas ajuda a dar mais definição, enquanto os fios retos deixam os cabelos com muito volume na lateral. Um “truque” útil para o dia a dia é torcer bem os cabelos e prendê-los em forma de coque antes de ir dormir. Isso ajuda a definir e valorizar as ondas naturais dos fios, além de diminuir o efeito frizz.

Por iBahia

Facebook Comments