Data de Hoje
25 April 2024
Ministro francês Jean-Yves Le Drian pede ajuda militar para a UE (Foto: Geert Vanden Wijngaert / AP)

França faz pedido formal de ajuda militar à UE e recebe apoio unânime

Essa é a primeira vez que o artigo de assistência mútua do tratado do bloco é ativado

Bruxelas — A França fez uma solicitação formal nesta terça-feira por ajuda militar de seus parceiros da União Europeia após os ataques em Paris, recorrendo pela primeira vez ao artigo de assistência mútua do tratado do bloco. Segundo o ministro de Defesa francês, Jean-Yves Le Drian, os parceiros podem participar das operações na Síria e no Iraque ou fornecendo suporte em outras ações do país. Um pouco depois, a UE expressou apoio “unânime” ao pedido, indicou a chefe da diplomacia europeia, Federica Mogherini.

— A França pediu ajuda e assistência (…) hoje, a UE, pela voz de todos os Estados membros, expressou de forma unânime seu total apoio — garantiu Federica.

Os ministros da Defesa do bloco estão reunidos em Bruxelas e discutem a situação do terrorismo após os atentados de sexta-feira à noite, que deixaram ao menos 132 mortos.

Autoridades da UE disseram que essa foi a primeira vez que o artigo foi ativado, mas detalhes do pedido da França ainda não foram esclarecidos. O Tratado de Lisboa determina que, no caso de agressão armada a qualquer país do bloco, os outros países têm obrigação de ajudar com todos os meios em seu poder.

Por O Globo / com agências internacionais