Data de Hoje
16 April 2024

Funcionários públicos têm abatimento de até 50% em lojas; veja descontos

 

Descontos de até 50% em faculdades, escolas, salões de beleza e em lojas do comércio são apenas algumas das condições especiais que os funcionários públicos da Bahia e de Salvador, que hoje comemoram o seu dia, têm direito.

São cerca de 260 mil servidores estaduais e 32 mil municipais beneficiados por programas de parceria que a prefeitura e o governo fazem com empresas. São mais de 240 destas que oferecem promoções aos servidores no estado, contemplando 30 segmentos diferentes. Já na prefeitura, são 56 empresas.

O CORREIO traz uma lista com os principais descontos para quem trabalha no serviço público. Em todos os casos, para usufruir do benefício, basta apresentar crachá ou carteira de identidade com contracheque no ato da compra do produto ou serviço.

Até terça-feira, além dessas parcerias que são contínuas, os funcionários públicos poderão ter descontos de até 50% em cerca de 50 lojas e restaurantes do Shopping Paralela como ação da Semana do Servidor desenvolvida pelo centro de compras,

Gerido pela Secretaria da Administração do Estado (Saeb), o programa Clube de Desconto do Servidor beneficia ao menos 260 mil servidores e suas famílias. Segundo a coordenadora do clube, Mariana Santana, os descontos ajudam não só a aliviar o bolso do trabalhador como dão uma condição diferenciada de educação para ele e seus dependentes. “As parcerias mais procuradas são as com escolas de idiomas e com as de ensino médio e superior”, revela.

Segundo o diretor-geral de Gestão de Pessoas da prefeitura de Salvador, Josias França Filho, os convênios e parcerias fazem parte do Programa de Valorização do Servidor (PVS) e servem para facilitar o acesso dos 32 mil servidores ativos e inativos e seus dependentes a uma série de serviços, sobretudo nas áreas de educação e saúde.

“Isso faz parte da nossa política de valorização dos trabalhadores, para torná-los mais engajados, comprometidos e motivados. Os descontos nas áreas de serviço são sempre os mais procurados”.

Benefícios

O servidor municipal Claudio Mendes Oliveira, 48 anos, por exemplo, já participou de diversas ações do PVS e se sente bastante valorizado. “Acho um programa muito interessante. Realmente mostra uma valorização do nosso trabalho”, avalia ele, que já foi selecionado pelo programa para fazer uma pós-graduação com desconto na mensalidade.

A administradora Fabiana Machado, 37, por sua vez, trabalha na Assistência à Saúde dos Servidores Públicos Estaduais (Planserv) e conta que sempre utiliza os descontos, principalmente em lojas e restaurantes. “Já usei um desconto na compra do meu óculos, na Ótica Ernesto, na Livraria Saraiva, num curso de inglês, na Acbeu, e em alguns restaurantes na Pituba e no Shopping Paralela”, diz.

Segundo Fabiana, a qualidade e o local dos serviços são importantes, mas o preço é decisivo. “Basta apresentar o documento ou crachá e o contracheque. Só acho que deveria ser mais divulgado”, completa ela, que pretende iniciar uma pós-graduação com uma das instituições do programa.

Empresas

Além de um benefício para os funcionários públicos, estes programas também são importantes para as marcas, que acabam divulgando seus produtos e serviços para este nicho específico, que envolve pelo menos 292 mil pessoas.

“É uma jogada de marketing. Tivemos um aumento de clientes e hoje cerca de 30% deles são servidores. Muitos já chegam sabendo e acham bom porque é um produto bom por um preço mais em conta”, afirma o gerente da loja Polishop do Shopping da Bahia, Marivaldo Cerqueira.

As lojas oferecem 10% para todos servidores. “É mais um benefício para o servidor público e também é uma ação importante para a instituição atrair pessoas”, afirma a coordenadora da unidade Vilas do Atlântico da escola de idiomas SKill, Aline Borocco.

O gerente do Marazul Hotel, Cleber Pereira, diz que a divulgação dos descontos para os servidores impulsiona o serviço. “Tem muita gente que vem até do interior”, diz.

 

DESCONTOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS

 

DESCONTOS DOS SERVIDORES ESTADUAIS