Data de Hoje
19 May 2022
Foto reproduçã/ Luciano da Matta | Ag. A TARDE

Furdunço leva mais de 1 milhão de pessoas a Barra para o pré-carnaval

Mais de 1 milhão de pessoas se concentraram entre Barra e Ondina para curtir as 37 atrações do Furdunço. Fantasiados ou com abadás de bloquinhos, os foliões aproveitaram o mix de atrações: fanfarras, percussão e minitrios, que transformaram o circuito em um dia de Carnaval. Os dados são da Saltur.
O Sol ainda estava forte quando as primeiras atrações começaram a sair, por volta das 14h do bairro de Ondina, atraindo os foliões que acompanharam os pequenos blocos. Para quem quis brincar o Carnaval antecipado teve de todos os hits: de Deu Onda, Me Libera Nega, até clássicos como  Elegibô, Chame Gente, e  Faraó, tocada algumas vezes no percurso, como uma homenagem à música que completa 30 anos.
Wilson Café e a banda Tambor do Mundo animaram com um pot-pourri de samba-reggae que arrastou centenas de pessoas. Foi também esse ritmo que levou a primeira multidão ao Farol da Barra no final da tarde. O trio arrastado por Lucas di Fiori levou os foliões ao ritmo da Soul Tambor, que tem a batida do Olodum. “Não para, não”, comandava o cantor e os foliões obedeceram e mantiveram o ritmo.
Se o início do circuito lembrava os antigos carnavais, o final da tarde no Farol da Barra já tinha cara dos circuitos oficiais da festa. Com tudo misturado. Fantasiados e bloquinhos que seguiam minitrios com grandes atrações.
O presidente da Saltur, Isaac Edington, a proposta é que o público esteja mais próximo dos artistas. “A gente tem essa mistura, tem Leo Santana,  Alavontê, Evanave, mas todas têm esse sentido de ter um contato mais perto, por isso esse mix de bandas e fanfarras”, explicou. Para o presidente da Rede Bahia, ACM Junior, o Fuzuê e o Furdunço também são momentos para quem não vai poder curtir os dias oficiais da festa. “Esse ano já tem mais gente que no ano passado e podemos sentir como vai ser o Carnaval. Também é uma oportunidade para quem não vai poder curtir por estar trabalhando ou quem vai viajar”, comentou.
Facebook Comments