Data de Hoje
29 April 2024

Garota britânica de 14 anos morre após borrifar desodorante no quarto

Os pais de uma menina que morreu após inalar desodorante em aerossol estão pedindo uma rotulagem mais clara para alertar as pessoas sobre os potenciais perigos.

Fonte G1

Giorgia Green morreu em maio de 2022 aos 14 anos — Foto: ARQUIVO PESSOAL

Giorgia Green tinha 14 anos, vivia em Derby, Inglaterra, e teve uma parada cardíaca após borrifar o desodorante em seu quarto em 2022.

Desde então, seus pais ficaram sabendo de outros jovens que morreram acidentalmente após inalar desodorante.

A Associação Britânica de Fabricantes de Aerossóis (Bama, na sigla em inglês) defende que os desodorantes têm “advertências muito claras”.

No Reino Unido, os desodorantes em aerossol devem trazer impresso na embalagem o aviso “manter fora do alcance das crianças”.

No Brasil, uma lei aprovada em 1976 já proibia que produtos destinados ao uso infantil fossem vendidos sob apresentação de aerossol — em 2015, uma nova lei acrescentou um parágrafo determinando que os produtos de uso infantil “deverão ter características de rotulagem e de embalagem que possibilitem a sua imediata e precisa distinção daqueles destinados ao uso adulto”.

A reportagem aguarda informações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para maior detalhamento sobre as regras no Brasil.

Os pais de Giorgia dizem que, no Reino Unido, o aviso vem atualmente em letras muito pequenas e que muitos pais devem comprar desodorantes para os filhos sem perceber o alerta.

Paul Green diz que o cheiro de desodorante dava à filha ‘uma sensação de conforto’ — Foto: ARQUIVO PESSOAL