Data de Hoje
27 July 2021

Gilmar dá dez dias para Temer se manifestar sobre reserva mineral

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), deu dez dias de prazo para o presidente Michel Temer apresentar informações sobre o decreto do governo que extingue a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca), na divisa do Amapá com o Pará.

A decisão foi tomada no mandado de segurança que o PSOL apresentou nesta quarta-feira à Corte contra o decreto. Poucas horas depois de ter entrado com a ação no STF, quando Gilmar já tinha sido sorteado relator do caso, o partido anunciou que desistiria da causa. No entanto, antes de fazer isso, o ministro, que está em viagem à Romênia, já tinha despachado.

Gilmar também pediu para a Advocacia Geral da União (AGU) se manifestar na causa, se tiver interesse. Se o PSOL entrar com pedido de desistência da ação, não há garantia de que o partido será atendido. Isso porque a desistência depende da concordância do relator. A atitude de Gilmar, que despachou no processo horas depois de recebê-lo, mesmo em viagem ao exterior, mostra que ele não estaria disposto a aceitar eventual pedido do PSOL para arquivar o processo. (O Globo)

Facebook Comments