Data de Hoje
28 March 2024
Foto:Reprodução

Gmail: 5 dicas para você manter seus emails organizados no Android

O Gmail é uma das ferramentas de troca de mensagens mais populares da atualidade. Seja enquanto meio de comunicação profissional ou como mero mensageiro casual, fato é que o serviço, hoje, faz parte do cotidiano dos usuários do Android – para que o sistema operacional da Google para mobiles possa ser usado em sua plenitude, um cadastro junto da rede social da “Gigante das Buscas” tem de ser feito.

E gerenciar o envio, recebimento e armazenamento de emails por meio do aplicativo para smartphones ou tablets é bastante fácil. Está acostumado com o visual do Gmail para desktops? Que tal, então, dominar a versão do app para Android? Neste tutorial, você vai aprender a usar alguns dos recursos mais úteis da ferramenta para que sua caixa de entrada não se transforme na “casa da mãe Joana”.

Faça marcações sobre mensagens específicas, sinalize emails como “importantes”, arquive o que não é prioridade e deixe, assim, seu Gmail organizado e eficiente. Confira a seguir cinco dicas sobre como melhorar sua experiência junto do app.

1 – Pesquise por mensagens e contatos específicos

Perdeu aquele email importante em meio às suas centenas de mensagens? Pois fazer pesquisas por contatos ou por correspondências eletrônicas específicas é possível. Abra o aplicativo e, logo na tela principal, toque sobre o ícone de lupa, à direita do cabeçalho. Digite, então, o endereço de email que deverá ser encontrado ou informe um trecho de texto contido pela mensagem. Toque sobre os resultados e abra o email que melhor corresponde aos seus parâmetros de pesquisa.

Foto: Reprodução/Androidpit

Foto: Reprodução/Androidpit

2 – Use marcadores e altere a categoria dos emails

Uma das formas mais práticas de se organizar a caixa de entrada é classificar as mensagens usando marcadores. Fazer isso é fácil: toque e segure sobre o email que deverá ser sinalizado. Em seguida, clique sobre os três pontos localizados à direita do cabeçalho e acesse a opção “Alterar marcadores”.

Foto: Reprodução/Androidpit

Foto: Reprodução/Androidpit

Por fim, selecione os filtros que deverão ser aplicados à sua mensagem. Feito isso, tags passarão a ser exibidas ao lado dos seus emails, o que facilita a seleção de correspondências pessoais ou relacionadas a trabalho, por exemplo.

Para alterar a categoria das mensagens, a opção “Mover para”, que pode ser ativada também através do pressionar prolongado sobre os emails, pode ser usada. Tags como “Recibos”, “Viagem” e “Notas” ficam à disposição do usuário.

Foto: Reprodução/Androidpit

Foto: Reprodução/Androidpit

3 – Marque mensagens importantes

Definir mensagens como prioritárias é outra das ferramentas práticas do Gmail. O processo para seleção de emails principais é simples: toque e segure sobre uma mensagem e aperte sobre os três pontos localizados junto do cabeçalho da página. Selecione a opção “Marcar como importante” e pronto! Agora, um ícone amarelo vai apontar seus emails como prioritários.

Foto: Reprodução/Androidpit

Foto: Reprodução/Androidpit

4 – Arquive emails

Arquivar mensagens é um jeito rápido e simples de esvaziar a caixa de entrada sem que emails sejam perdidos. Acesse a interface principal do Gmail e, com o simples deslizar do dedo da direita para a esquerda, arquive suas correspondências. Esta mesma ação pode ser executada a partir do pressionar sobre a mensagem e seleção da opção “Arquivar”, que é representada pelo ícone da extrema esquerda do cabeçalho.

Foto: Reprodução/Androidpit

Foto: Reprodução/Androidpit

5 – Selecione as ações do Gmail

As ações do seu Gmail podem também ser personalizadas. Deseja que um alerta pipoque sobre a tela antes que mensagens sejam excluídas? Ou que tal eliminar a exibição da foto de perfil ao lado dos emails? Para customizar seu app, clique sobre a opção “Configurações” e então em “Configurações gerais”. Explore as ações listadas pelo serviço e desmarque as caixas para desativar recursos como “Responder a todos”, “Ajuste automático de mensagens” ou “Confirmar antes de enviar”.

Foto: Reprodução/Androidpit

Foto: Reprodução/Androidpit

Por Ramon Voltolini/TecMundo