Data de Hoje
28 March 2024

Governadores do Nordeste pretendem pedir 10 milhões de doses da vacina de Oxford ao presidente dos EUA; entenda

Os governadores dos estados nordestinos pretendem pedir a Joseph Biden, atual presidente dos Estados Unidos, a liberação de 10 milhões de doses da vacina de Oxford estocadas no país. A informação foi divulgada nesta quarta-feira (10/3) pela colunista Mônica Bergamo, da Folha de S. Paulo, que acrescentou que os gestores também pretendem convencer a Organização Mundial da Saúde (OMS) a antecipar o envio de doses já previstas para o Brasil do Consórcio Covaxin.

Segundo a reportagem, o grupo de governadores recebeu a informação de que um lote de 10 milhões de vacinas de Oxford/AstraZeneca está estocado nos Estados Unidos, ainda sem data para ser aplicado. Eles tentam confirmar a notícia e, caso seja verdadeira, pretendem enviar uma carta a Biden pedindo a liberação para o Brasil.

As doses não estariam sendo usadas porque os americanos ainda não teriam treinado profissionais para aplicar especificamente a vacina de Oxford, já que o país começou a imunização com os compostos da Pfizer/BioNTech e da Moderna. Sobre as doses do Consórcio Covaxin, que já estão previstas para serem enviadas ao Brasil, a intenção é conversar com a OMS e pedir que a entrega seja mais rápida.

Rui Costa faz parte do grupo, já tendo sido presidente do Fórum dos Governadores do Nordeste. O petista também é um dos signatários do “Pacto Nacional em defesa da Vida e da Saúde”, lançado nesta quarta-feira (10/3) pelo Fórum Nacional dos Governadores.

Aratu online