Data de Hoje
17 June 2024
Governo anuncia conjunto de ações para enfrentar à violência LGBT na Bahia / Foto: Reprodução

Governo anuncia conjunto de ações para enfrentar à violência LGBT na Bahia

Os representantes do movimento ‘Mães pela Diversidade’, se reuniram na última terça-feira (26), com o secretário estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis, para tornar a discutir a política mais ‘’ofensiva’’ para garantir os direitos LGBT na Bahia. O grupo liderou no último dia 15, uma marcha com mais de mil pessoas contra a homofobia, no bairro do Rio Vermelho, em Salvador.

Na reunião, o secretário anunciou a implantação, ainda neste segundo semestre, de três projetos articulados e em rede que visam dar eficácia ao sistema de garantia de direitos para este público. Esteve presentes no encontro, o superintendente de Direitos Humanos, Anhamona de Brito, e do coordenador do Núcleo LGBT, Vinícius Alves.

“Essa reunião é um marco para nós, no sentido de estabelecer uma parceria mais próxima e ter o reforço da sociedade civil na implantação de uma política mais ofensiva e proativa para esta população”, falou Geraldo Reis.

Entre as ações discutidas, o Núcleo de Direitos Humanos e Justiça Comunitária (NUDH), especializado na população LGBT, no Pelourinho, o Centro de Defesa LGBT da Bahia e o Laboratório Interdisciplinar de Políticas LGBT (Labi) estão em fase de implantação.

O Centro LGBT irá cumprir as funções de acolhimento social com atenção especializada em proteção aos direitos humanos LGBT; regulação e monitoramento das demandas junto às redes de garantia de direitos (Sistema de Justiça), de Saúde e de Proteção Social (redes SUS e SUAS); articulação da rede de enfrentamento à violência contra LGBT (sistematização de dados, pactuação de fluxo institucional e formação continuada); e promoção de espaço de sociabilidade e convivência para pessoas, grupos, coletivos e organizações.

O investimento previsto é de R$ 2,1 milhões, com previsão de garantir o funcionamento de novembro 2016 a março 2019, totalizando recursos para 29 meses.

Por Click Notícias