Data de Hoje
18 April 2024

Governo da Bahia quer portos de Itaparica, Barra Grande e Morro de São Paulo na rota dos cruzeiros

Foto: Secom/PMS

Além dos portos de Salvador e Ilhéus, os terminais de Morro de São Paulo, Barra Grande e Itaparica podem ser incorporados na rota dos cruzeiros de verão. Esta proposta foi colocada na mesa na última quarta-feira (27), durante uma reunião entre a Secretaria Estadual do Turismo (Setur), a Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Clia) e as prefeituras dos municípios.

A proposta de inclusão de novos portos na rota dos cruzeiros faz parte dos planos de ações do governo da Bahia para incrementar as atividades turísticas.

Para o estado, Morro de São Paulo, Barra Grande e Itaparica possuem píeres adequados para as operações dos navios, mas são necessárias outras avaliações, como o levantamento da profundidade do mar e determinação dos pontos de atracação.

“Os cruzeiros trazem um grande número de passageiros que circulam durante um dia pelos destinos, consumindo em restaurantes, comprando em lojas de suvenires e, assim, movimentam a economia da região”, disse o secretário estadual do Turismo, Maurício Bacelar, segundo informações do jornal Tribuna da Bahia.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Martítimos (Clia), Marcos Ferraz, as viagens em alto mar contribuem também para dar visibilidade aos destinos. “Nossa pesquisa aponta que 87% das pessoas que viajam de navio retornam aos locais onde desembarcaram, em outras oportunidades”.

MUITA INFORMAÇÃO