Data de Hoje
25 June 2024

Governo de Lula realiza pente-fino em cargos da gestão anterior

Na mira está o programa Pátria Voluntária, criado pelo ex-presidente em 2019

O governo federal, sob a gestão do presidente Lula (PT) está realizando uma limpa nos cargos de confiança provenientes da gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Conforme o jornal ‘O Globo’, a varredura petista vai de buscas a possíveis irregularidades a limpa em cargos de confiança para identificar servidores alinhados com Bolsonaro.

O governo criou um grupo para obter informações sobre o programa Pátria Voluntária, que foi lançado na gestão anterior e liderado por Michelle Bolsonaro, ex-primeira-dama do Brasil.

A decisão foi tomada depois da recomendação do Tribunal de Contas da União (TCU) para dar mais transparência aos dados sobre o programa.

O TCU indicou sinais de irregularidades no desenvolvimento do  Pátria Voluntária em auditoria feita no mês de abril, como a ausência de previsão constitucional e legal para o modelo adotado para uso de dinheiro privado — proveniente de doações, por exemplo — na gestão pública.

De acordo com o Planalto, o programa, que foi criado pelo ex-presidente em 2019, tinha como objetivo fomentar o voluntariado articulado pelo governo com organizações da sociedade civil e o setor privado.