Data de Hoje
18 April 2024

Governo diz que novo Centro de Convenções fica pronto em 2018; provavelmente será no Comércio

Assessores do governador informaram ao site Bahia Econômica que a decisão de desmontar o Centro de Convenções já está tomada e a localização do novo centro será anunciada dentro de máximo 20 dias.

O novo equipamento será entregue no final de 2018. Locais como o antigo prédio da Petrobras na Calçada e o prédio do Instituto de Cacau da Bahia estão sendo avaliados como alternativa para construção do novo Centro de Convenções.

Em relação ao Centro de Convenções atual, o governo do Estado afirma que a localização não é ideal e  que a estrutura foi afetada pelo desmoronamento e que os índices de maresia no local são elevados inviabilizando um equipamento deste tipo na região. O governo também quer usar  o novo centro como elemento para dinamizar áreas da cidade. 

O trade turístico discorda do governo e afirma que em termos de localização a do atual Centro de Convenções é perfeita, a meio caminho entre o aeroporto e o Centro de Convenções. Já o Instituto dos Arquitetos do Brasil-secção Bahia diz que a estrutura metálica treliçada do Centro de Convenções  é estável e recuperável, até que se prove em contrário e que tem manutenção relativamente simples e considerou precipitada a decisão anunciada pelo Governo do Estado de “desmanchar” o centro sem um estudo que demonstre, inclusive confronte, a depreciação física com a depreciação econômica.

O IAB-Ba diz que a estrutura pode durar mais de 100 anos, desde que  acompanhado permanentemente de uma manutenção preventiva em conformidade as normas técnicas vigentes nacionais e internacionais.

Em relação à maresia do local, o presidente do Salvador Destination, Paulo Gaudenzi, ironizou, afirmando que, se maresia fosse problema, os navios do mundo inteiro estariam destruídos, pois ficam submersos em água salgada. “O Centro de Convenções foi construído com material adequado para enfrentar a maresia, mas é indispensável a manutenção regular”, disse Gaudenzi.