Data de Hoje
19 April 2024

Greve da Ufba completa 100 dias e alunos cobram retorno das aulas

A greve de professores da Universidade Federal da Bahia (Ufba) completou 100 dias neste  sábado (5). Apesar de a categoria ter votado pela continuidade da paralisação na assembleia realizada na última quinta-feira (3), na Faculdade de Arquitetura, parte dos professores tem se manifestado contrária nos últimos dias.

De acordo com reportagem do Correio 24 horas, de um lado, na assembleia, foram 176 votos a favor da manutenção da greve, contra 18 contrários e uma abstenção. Mas, na contramão, 112 docentes divulgaram um abaixo-assinado esta semana pedindo o fim da paralisação.

Os alunos também estão assumindo lados. Enquanto parte do corpo discente apoia os grevistas, outros se organizam no movimento “Queremos aula”. 

Os professores que aderiram à paralisação tentam pressionar o governo federal contra os cortes anunciados para a Educação em 2015. Desde o início do ano, a Ufba anunciou um contingenciamento nas despesas, já que a instituição vinha com um déficit de R$ 25 milhões do ano passado e teve um repasse reduzido em até 40%. Já em julho, a instituição sofreu um novo baque: as atividades de pós-graduação tiveram um corte de 75% no repasse de verbas. Além disso, os professores tentam um reajuste nos salários: enquanto o governo oferece 21,3% de aumento em quatro anos, os docentes pedem 27,5%.

Por Bocão News