Data de Hoje
23 April 2024

Greve dos Correios chega ao fim, funcionários retomam o trabalho nesta quarta-feira (23)

Nesta terça-feira (22), a Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect) anunciou o fim da greve dos Correios a partir das 22h de ontem. Os funcionários estavam paralisados desde 17 de agosto.

De 79 cláusulas importantes aos funcionários agora o acordo prevê somente 29 que incluem a oferta de plano de saúde e auxílio-alimentação e outras 20 cláusulas sociais, que não representam custos extras aos Correios. As outras 50 cláusulas do antigo acordo coletivo de trabalho foram canceladas.

Após a assembleia transmida ao vivo ontem às 20:30h, o Sindicato dos Trabalhadores dos Correios do Paraná (Sintcom), disse que que foi completamente parcial, dando vitória à retirada total de direitos dos servidores.

O impacto é de redução de 40% nos salários, perda de proteções sociais, além de enterrar os sindicatos e federações. O aval para a privatização foi dado pelo Tribunal, que em tempos atrás, servia para proteger as relações de trabalho e ontem comprovou ser o defensor da Casa Grande impondo a chibata nos trabalhadores.

A categoria ainda pretende recorrer da decisão.

CGN