Data de Hoje
28 April 2024

Hemoba amplia atendimentos itinerantes para facilitar doações de sangue em Salvador durante pandemia

A partir desta terça-feira (9/3) a coleta itinerante da Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) vai atender aos moradores do bairro do Canela, com a instalação do Hemóvel no Hospital Universitário Professor Edgard Santos (HUPES), da Ufba.

O objetivo é ampliar os atendimentos no momento em que as medidas de restrições de circulação foram prorrogadas até a próxima segunda-feira (15/3).  A coleta ocorre das 8h às 17h. O mesmo vale para a unidade móvel instalada no supermercado Big Bom Preço, da avenida ACM, região do Iguatemi, que por sua vez atenderá a população até o sábado (13/3).

A ação deve contemplar voluntários da unidade do Salvador Shopping, que se mantém fechada até o fim de semana, em função do decreto, e ampliar o acesso à doação de sangue, como medida preventiva às quedas nas doações com o avanço da pandemia.

Em ambas unidades serão realizadas coletas de sangue para doação e cadastro de doadores no banco nacional de medula óssea. Os atendimentos serão por ordem de chegada, cumprindo os protocolos sanitários para segurança dos voluntários e da equipe técnica. É permitida apenas a entrada de dois doadores por vez nos ônibus.

COMO DOAR
Para doar sangue, o voluntário deve estar de máscara, em boas condições de saúde, sem sintomas virais, pesar mais de 50 quilos, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12h, não fumar por, pelo menos, duas horas, e ter entre 16 e 69 anos incompletos.

Menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável legal, e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional. Durante a pandemia, a recomendação é de que pessoas com mais de 60 anos permaneçam em casa.