Data de Hoje
24 April 2024

HGE registra aumento de 16 ocorrências por queimaduras no São João de 2023

Hospital Geral do Estado, localizado em Salvador, registrou 39 ocorrências por queimaduras durante o São João (dias 23 e 24), segundo a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab). Os dados divulgados neste domingo (25), representam 16 atendimentos a mais do que a mesma época do ano em 2022, quando foram registradas 23 ocorrências.

Varela net

O Centro de Tratamento de Queimados do hospital dispõe de 32 leitos distribuídos nas alas pediátrica e adulto. Os casos de queimadura costumam acontecer no São João devido a tradição de soltar bombas, espada, fogos de artifício e acender fogueiras.

Em entrevista ao programa Metropole Saúde, da Rádio Metropole, na última sexta-feira (23), o cirurgião plástico e especialista em tratamento de queimaduras, Carlos Briglia, instruiu que, na hipótese de sofrer uma queimadura – “grande ou pequena” – e estar longe do hospital, a primeira ação é lavar a região com água corrente e sabão neutro e “enrolar com um pano limpo”, sem usos de pasta de dente, gelo, pó de café, entre outras práticas pop