Data de Hoje
28 March 2024
Lavador de carros. Francisco José Santos, o “Dida Foto divulgação- Ascom/ PC

Homem que sequestrou e estuprou menino de 12 anos durante um ano é preso

O lavador de carros Francisco José Santos, o “Dida”, de 21 anos, acusado de sequestrar e estuprar um garoto de 12 anos, teve o mandado de prisão preventiva cumprido, na quinta-feira (14), por uma equipe da 1ª Delegacia Territorial (DT), de Itabuna. Ele foi localizado no bairro Santo Antônio, para onde costumava ir à noite para dormir na rua.

 Francisco conheceu o garoto em junho do ano passado e, imediatamente, o convidou para acompanhá-lo até uma pousada, no centro de Itabuna, onde estava hospedado. O garoto aceitou o convite, mas quando disse que precisava retornar para casa foi impedido pelo lavador de carros, que o violentou sexualmente.

 Além de manter o menino em cárcere privado, Francisco o obrigava a lavar carros, sempre sob sua vigilância para que não fugisse, ficando com o dinheiro do serviço. No final do de 2016, ao desconfiar que estava sendo procurado pela polícia, Francisco se mudou para Ilhéus, levando o garoto consigo.

Enquanto isso, a família do menino, que já havia prestado queixa sobre o seu desaparecimento, continuava tentando localizá-lo. Um representante do Conselho Tutelar, então, viu o menino lavando carros na rua, em Ilhéus, e o abordou fazendo algumas perguntas. Ele contou que seus pais moravam em Itabuna, sendo levado de volta para casa. Ao ver o garoto conversando com o homem, Francisco fugiu.    

Em maio deste ano, o lavador de carros foi até a casa do garoto com a intenção de levá-lo novamente, sendo impedido pela mãe do menino que o denunciou à polícia. Ouvida na 1ª DT/Itabuna, a criança revelou o que havia ocorrido no período em que ficou vivendo com o lavador de carros e o mandado de prisão foi solicitado.  

 O delegado Fábio José Simões, titular DT/Itabuna, vai apurar se Francisco também abusou de outras crianças. Ele vai responder por sequestro e estupro, se encontrando custodiado na carceragem daquela unidade policial, onde permanecerá à disposição da Justiça.