Data de Hoje
26 July 2021

Hospital São Rafael tem novo tratamento para câncer de mama

Unidade é primeiro hospital do país a usar o equipamento de radioterapia intraoperatória.

 RTEmagicC_hospital_sao_rafael_-_arquivo_correio.jpg

Numa sessão única de 20 minutos, a paciente com câncer de mama pode ter os mesmos benefícios obtidos com o tratamento convencional que, geralmente, dura um mês e meio de sessões diárias de radioterapia.

A novidade foi apresentada nesta quarta (23), no Hospital São Rafael (HSR), que passa a ser o primeiro hospital do país a usar o equipamento de radioterapia intraoperatória, o Intrabeam, que está sendo utilizado pelo Instituto de Oncologia do Monte Tabor, após parceria com a multinacional Carl Zeiss.

“O aparelho é um avanço, por reduzir os efeitos colaterais da radioterapia convencional e substituir um tratamento de seis semanas por uma aplicação em dose única”, afirma o coordenador do serviço de mastologia do HSR, Ézio Novais, que atualmente preside a Sociedade Mundial de Mastologia.

A radioterapia intraoperatória, no entanto, tem indicações muito precisas: apenas pacientes nos estágios iniciais e com tumores menores de três centímetros podem ser submetidos ao Intrabeam. A aplicação é feita logo após a remoção do tumor, ainda durante a cirurgia.

De acordo com a gerente médica Ana Verena Mendes, a proposta para inclusão do Intrabeam no protocolo do Sistema Único de Saúde já foi apresentada ao governo e se encontra na fase de avaliação pela equipe técnica.

“Como o procedimento é novo, os planos ainda não disponibilizam aos segurados, mas o custo do tratamento não difere muito da terapia convencional, entre R$ 10 mil e R$ 12 mil”, pontua a médica do HSR.

 

Facebook Comments