Data de Hoje
25 April 2024
Foto reprodução

Futuramente humanos poderão receber transplantes de órgãos de porcos; entenda

Futuramente um porco pode ser o animal a salvar a vida de alguém que esteja precisando de doação de órgãos. Pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde de Bethesda, nos EUA, fizeram experimento com o coração de um suíno e os resultados foram otimistas para a nova possibilidade.

Cientistas conseguiram manter corações dos porcos funcionando dentro de babuínos por mais de um ano, sem rejeição, um tempo recorde para o experimento.

1444734154_975036_1444735593_noticia_grande

No estudo, foram analisados cinco primatas e cada um deles teve um coração de porco ligado às próprias veias. Não foi um transplante ao pé da letra, uma vez que os órgãos dos babuínos foram mantidos junto com os novos. Mas a ideia da pesquisa era justamente observar e evitar os mecanismos de rejeição, um dos maiores empecilhos desses procedimentos.

O experimento foi um primeiro passo na direção dos transplantes interespécies – chamados de xenotransplantes, e o principal objetivo dos cientistas era ver a possibilidade de órgãos de animais serem transplantados em seres humanos. É por isso que esses dois bichos foram escolhidos para o estudo, pois eles têm características muito próximas aos seres humanos.

Click Notícias