Data de Hoje
28 March 2024
Foto: acervo pessoal

IFBA: Estudantes são proibidos de entrar por conta de roupas inadequadas

Seguranças da Instituição cobram que estudantes de graduação usem roupas “apropriadas”; alunos relatam casos

Uma medida para garantir a segurança dos alunos. Essa é a justificativa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba) para impedir que estudantes dos cursos de graduação tenham acesso à Instituição com roupas “inapropriadas”. Segundo denúncias de alunos de graduação do Ifba, nas últimas três semanas, os seguranças que ficam na entrada do Campus do Barbalho, em Salvador, estão proibindo a entrada de alunos trajados de forma não “condizente com uma repartição pública”.

O problema, segundo relatos de estudantes, é que no manual do aluno de graduação não há restrições ao traje e a nova medida não foi divulgada nem repassada por e-mail aos alunos. Além da falta de comunicação, o problema se torna maior quando os critérios adotados às mulheres não são os mesmos cobrados em relação ao dos homens.

Manual do Aluno especifica uso de traje "condizente com repartição pública" para alunos do Ensino Médio. Foto: reprodução

Manual do Aluno especifica uso de traje “condizente com repartição pública” para alunos do Ensino Médio. Foto: reprodução

“Tiveram mulheres que chegaram a serem retiradas da sala. Já ontem um colega homem estava de short e sandália e disse que não passou por nenhuma situação. O short era aqueles de pegar ‘baba’ e ele realmente estava vestido bem inapropriado”, contou um estudante, que prefere que o nome não seja identificado. Em contrapartida, mulheres são barradas na portaria da Instituição mesmo com roupas mais cumpridas e menos expostas.

“Têm umas duas semanas que fui parada na hora que estava entrando na faculdade e o homem disse que eu não estava com vestimenta adequada para entrar na Instituição. Eu estava de vestido de manga, gola fechada, e cumprimento acima do joelho”, relata uma estudante de Engenharia Mecânica. A jovem de 24 anos conta que, após questionar os seguranças com o manual do aluno, os rapazes responderam: “Isso é para a segurança de vocês meninas”.

Por Pedro Enrique Monteiro/iBahia