Data de Hoje
16 June 2024
Ilha de Maré (Foto: Reprodução)

Ilha de Maré está há dias sem água e estabelecimentos comerciais acumulam prejuízo

A Ilha de Maré está sem fornecimento de água há vários dias, segundo denúncia. Diversos estabelecimentos comerciais estão sendo prejudicados por conta do problema. O Restaurante da Preta, um dos mais tradicionais da localidade, cancelou diversas reservas por conta da falta de água que se arrasta há alguns dias.

A assessoria da Embasa justificou que uma adutora subaquática da localidade para por reparos e por conta disso o fornecimento foi interrompido desde a última quinta-feira (26). Ainda segundo a Embasa, a previsão é de que a obra seja concluída neste sábado (28).

Confira a nota na íntegra:

“A Embasa informa que o fornecimento de água para a ilha de Maré foi interrompido na quinta (26) para a correção de um vazamento na linha subaquática que fornece água para a ilha, a partir do continente. Trata-se de um serviço de alta complexidade, já que a tubulação está submersa, a três metros de profundidade. A previsão é que o reparo seja concluído até a noite de sábado (28), quando o fornecimento de água começará a ser retomado gradativamente. A perspectiva é que o abastecimento esteja regularizado na ilha até 48 horas após a conclusão do serviço.

Para executar o reparo da tubulação, a Embasa precisará elevar a linha distribuidora até a superfície do mar, o que exigirá o uso de balsas e a participação de uma equipe de técnicos mergulhadores. Após o conserto, a tubulação será novamente assentada no leito do mar, com o uso de blocos de concreto para escoramento. Somente após a conclusão desse serviço, a tubulação poderá ser novamente utilizada.

Diante da necessidade de interrupção do fornecimento, é fundamental que os moradores e visitantes de ilha de Maré façam uso racional da água durante esse período, evitando usos não prioritários e desperdício”.

Por Rafael Albuquerque / Bocão News