Data de Hoje
27 April 2024
Foto Reprodução

Índice aponta recorde de queda nos preços de aluguéis com 13,21%

O preço registrado das locações, mostra a maior queda de 2009, o índice divulgado pela FipeZap, indica a taxa de 0,52% entre abril e maio, em uma variação acumulado de -5,12% nos últimos 12 meses. É o número mais baixo desde o início da série histórica, iniciada em 2009. Se considerada a inflação de 9,32% medida pelo IPCA no mesmo período, a queda real é de 13,21%, um recorde.

O cenário levanta a questão: para quem está querendo se mudar vale a pena aproveitar a baixa e passar para o aluguel vivendo em um imóvel mais espaçoso ou mais bem localizado? Para o economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do Índice FipeZap, do ponto de vista financeiro, é uma boa alternativa. Isso porque o aluguel já costuma compensar como investimento e atualmente tem compensado mais ainda. “Os juros altos fazem com que valha muito a pena deixar rendendo o dinheiro equivalente a um apartamento e ir tirando dali o necessário para pagar o aluguel”, diz ele.

O Índice FipeZap de Locação é desenvolvido em conjunto pela Fipe e pelo ZAP e acompanha o preço médio do metro quadrado de apartamentos prontos em 11 municípios brasileiros com base em anúncios da internet. O preço médio anunciado para locação em maio deste ano considerando todas as cidades pesquisadas foi de 30,69 reais mensais.

Por Click Notícias