Data de Hoje
4 December 2021

Instalados dez pontos de entrega de material reciclável

Já podem receber resíduos recicláveis dez Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) espalhados pela cidade. Foram instalados pontos de coleta em Nazaré, na Praça Conselheiro Almeida Couto; em São Caetano, na Rua do Bambuí; no Caminho de Areia, no Largo do Papagaio; na Ribeira, em dois pontos – no Largo da Madragoa e próximo ao Terminal Marítimo; na Baixa do Bonfim; no Largo da Boa Viagem; na Liberdade, no Largo do Guarani; na Praça da Lapinha; e no Largo da Soledade. A Secretaria Municipal de Cidade Sustentável (Secis) e a Limpurb trabalham para implantar 10 contêineres especiais por dia, chegando a 50 até a próxima semana.
Pontos de Coletas (Colégio Salesiano, Nazaré)-Agecom-Evilânia Sena-12.08 (1) Pontos de Coletas (Colégio Salesiano, Nazaré)-Agecom-Evilânia Sena-12.08 (2)
Pontos de Coletas (Praça da Lapinha)-Agecom-Evilânia Sena-12.08 (1) Pontos de Coletas (Praça da Lapinha)-Agecom-Evilânia Sena-12.08 (3)
Pontos de Coletas (Praça Maria Quitéria, Barbalho)-Agecom-Evilânia Sena-12.08 (2)
 
Serão 150 equipamentos do tipo até o final deste ano, e a meta é alcançar 200 em 2016. Cada PEV conta com capacidade de até 2,5m³ e a recomendação é que o material seja levado limpo, evitando, portanto, a incidência de insetos. Podem ser levados aos postos de coleta papel, metal, plástico e vidro, todos secos. A gestão do programa está sob a coordenação da Secis e a coleta ficará a cargo da Limpurb, que encaminhará o material para seis cooperativas – Coopcicla, Caec, Camapet, Canore, Cooperbari e Cooperbrava. Os caminhões usados nessa operação só carregarão o material reciclável, não sendo utilizado, portanto, para coleta de outros resíduos.
 
“O próprio cidadão será responsável pela separação do material em casa para levar aos PEVs. Para facilitar o processo, optamos por uma separação mais simples entre resíduo seco e resíduo úmido. Ou seja, em casa, tudo o que é reciclável o cidadão pode colocar em uma lixeira e o material úmido que poderá servir para compostagem poderá ir para outra lixeira. O que for reciclável deverá ser levado até o ponto de coleta e o montante será transportado pela Prefeitura para as cooperativas, que vão triar o material e, a partir daí, gerar emprego e renda na indústria de transformação desses resíduos”, explica o secretário da Secis, André Fraga.
 
Os cidadãos já podem baixar, gratuitamente, o aplicativo para celulares “Coleta Seletiva Salvador”, disponível para Android e IOS, através do qual será possível consultar pontos mais próximos para entrega do material reciclável. O app conta também com locais de recebimento de medicamentos, óleo de cozinha, eletrônicos, pilhas e baterias (locais definidos com parceiros). Há ainda informações dos ecopontos, onde podem ser descartados entulhos, restos de poda e cacarecos, a exemplo de móveis e eletrodomésticos velhos, com até 2m³. Já está aberto o ecoponto localizado atrás do Hiperposto, de segunda a sábado, das 7h às 17h. Estão em obras as estruturas que funcionarão no Vale das Muriçocas e Curralinho.
Facebook Comments