
‘Insuficiente’, diz secretário estadual da Fazenda após acordo entre União e Estados
O governo suspende o pagamento de dívidas de estados até final do ano. A Bahia, por exemplo, só voltará a pagar os débitos com a União a partir de janeiro de 2017. Presente na reunião com o presidente interino, Michel Temer, o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, comentou o pacto firmado. Para ele, os grandes estados acabaram sendo os mais beneficiados, em detrimento daqueles que têm dívidas menores, como é o caso da Bahia.
“Os estados mais ricos estão passando por um momento mais difícil que o nosso, mas na prática, eles foram mais beneficiados. Entendemos a proposta da União, mas nós, representantes do nordeste na reunião aproveitamos a oportunidade para registrar que ainda é insuficiente”, afirmou.
Para Vitório, é necessário revisar o programa de ajuste fiscal de modo a “garantir que os estados nordestinos que fizeram o dever de casa voltem a contratar novas operações de crédito, já que ainda temos capacidade de endividamento” e ressaltou ainda que a Bahia é um dos “poucos estados brasileiros que não parcelou ou atrasou o pagamento dos servidores e tem tomado todas as medidas necessárias para garantir o equilíbrio das finanças”. “Essa renegociação da dívida é importante, mas precisamos voltar a investir e criamos as condições que nos garantem contratar empréstimos com essa finalidade”, completou.
Por Click Notícias/inf Bahia.ba