Data de Hoje
3 May 2024
Foto: Evandro Veiga

IPVA 2016 proprietários de carros pagarão 3% a menos

Proprietários de carros pagarão 3% a menos. A queda será de 2,8% para motocicletas, 2,7% para caminhões, 2,5% para ônibus e micro-ônibus

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) terá uma redução média de 2,7%, de acordo com a tabela publicada na tarde de ontem no site da Secretaria Estadual da Fazenda (sefaz.ba.gov.br). Proprietários de carros pagarão 3% a menos. A queda será de 2,8% para motocicletas, 2,7% para caminhões, 2,5% para ônibus e micro-ônibus e 2,8% para utilitários. Apesar da redução acontecer pelo sexto ano consecutivo, a queda é menor do que a registrada o ano passado, quando o IPVA caiu, em média, 3,5%.

Segundo o diretor de arrecadação da Sefaz, Augusto Guenem, a redução é baseada na pesquisa de mercado da Fipe – Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.

“A tabela da Fipe reflete a queda de valor do mercado de veículos, principalmente dos usados”, aponta. Segundo ele, a expectativa de arrecadação para 2016 deve ser a mesma deste ano, prevista em R$ 1,05 bilhão. Até novembro, a arrecadação com o imposto foi de R$ 1,007 bilhão.

Descontos

O contribuinte tem até o dia 5 de fevereiro para pagar o imposto em cota única com desconto de 10%. “Caso ele não consiga se programar para pagar nessa data, há ainda o desconto de 5%, que pode ser obtido com o pagamento da cota única na data de vencimento da 1ª parcela”, diz Guenem.

As datas de vencimento variam de acordo com o número final da placa do veículo. Os proprietários podem optar pelo pagamento do imposto em três parcelas (ver tabela ao lado). O pagamento pode ser feito em qualquer agência do Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob, com a apresentação do número do Renavam.

O IPVA é a segunda fonte de arrecadação tributária do governo estadual. Atualmente, a frota tributável da Bahia é de 1,8 milhão de veículos e o valor arrecadado é dividido meio a meio com o município onde o carro foi emplacado.

Para o diretor regional da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), Raimundo Valeriano, a redução do IPVA da Bahia deveria ser maior. “O índice médio de desvalorização do veículo usado é em torno de 15%. Esse é o valor justo de redução do imposto, e não apenas 3%”, afirmou.  “Se você comprou um carro no mês de março e conseguiu vendê-lo em novembro por 85% do valor, você fez uma ótima venda”, completou.

As alíquotas do IPVA não mudaram: 3% (do valor venal) para automóveis e utilitários movidos a diesel; 2,5% para os automóveis e utilitários movidos a outros tipos de combustíveis; 1% para ônibus, micro-ônibus, caminhões, tratores, motos, motonetas, motocicletas e triciclos estrangeiros e nacionais e 1,5% para embarcações e aeronaves.

Foto: Reprodução/SEFAZ

Por Correio 24horas