Data de Hoje
19 April 2024
Ivan Lins Foto: Reprodução Brazilian Voice

Ivan Lins é atração do Pelourinho Dia e Noite em outubro

Ao lado da Orquestra Sinfônica Arte Viva, músico se apresenta neste sábado (3) no Largo do Terreiro de Jesus, a partir das 18h
O cantor, compositor e instrumentista Ivan Lins é uma das atrações da programação gratuita deste mês de outubro do Pelourinho Dia e Noite, promovido pela Prefeitura de Salvador. O músico se apresenta ao lado da Orquestra Sinfônica Arte Viva neste sábado (3), a partir das 18h, no Terreiro de Jesus, em um verdadeiro encontro entre a MPB e a música erudita.
 
Sob regência do maestro Amilson Godoy, a orquestra levará ao público performances inesquecíveis de melodias eternizadas na mente e no coração do brasileiro, a exemplo de “Aquarela do Brasil” e “Asa Branca”. Além de letras memoráveis da MPB, Ivan Lins e a Orquestra Sinfônica Arte Viva prometem grande apresentação ao tocar sucessos da carreira do cantor, a exemplo de “Madalena”, “Bandeira do Divino”, “Vitoriosa” e “Meu País”.
Pelourinho/ Foto: G1

Pelourinho/ Foto: G1

 
O Pelourinho Dia e Noite é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho e Emprego (Sedes), com programação cultural desenvolvida pela Fundação Gregório de Mattos (FGM) e Empresa Salvador Turismo (Saltur), vinculadas à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult). Lançado em agosto deste ano, o conjunto de atividades integram também ações urbanísticas, sociais e educativas e estímulo ao empreendedorismo com vistas à revitalização do Centro Histórico.
 
Demais atrações – Na quinta-feira (1º), das 19h às 21h, o grupo As Sussurradeiras vai movimentar as ruas, bares, e restaurantes do Pelourinho na ação Poesia no Pelô. Formado por pós-graduandos em Ludicidade e Desenvolvimento Criativo e por artistas que têm afinidade com o lúdico, o grupo busca proporcionar no público experiências individuais através de performances em que sussurram poesias no ouvido de cada pessoa através de tubos.
 
O quadro Música nas Esquinas, que leva diversas sonoridades para a região, vai contar com uma performance de Ivan Sacerdote na sexta-feira (2), das 18h às 19h, no Cruzeiro de São Francisco. No sábado (3), das 19h às 20h30, o grupo Estação do Choro vai movimentar as ruas do Pelourinho numa apresentação itinerante. Já no domingo (4), Estevam Dantas se apresenta das 18h às 19h, na Cruz do Pascoal.
 
Também no domingo, das 11h às 12h, acontece mais uma edição do Concerto nas Igrejas, com a participação da Orquestra de Violões da Ufba, que dessa vez será na Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. À tarde, às 16h, a criançada vai conferir a Programação Infantil, com um espetáculo do projeto Ibeji, sob direção de Cássia Valle e Leno Sacramento, que acontece no Cruzeiro de São Francisco.
 
Continua em cartaz a exposição com obras do artista Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kaiuma, pela Galeria a Céu Aberto, que pode ser visitada todos os dias até 31 outubro, no Terreiro de Jesus. Os visitantes podem conferir obras que retratam diversas fases do local, que completa 30 anos de tombamento como Patrimônio da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
 
Casa do Benin – Continua em cartaz a exposição “Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador”, que expõe obras de grafite dos artistas Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa. A proposta da mostra é reunir a linguagem contemporânea do grafite com a memória das históricas rodas de Capoeira Angola nas ruas de Salvador. A mostra ficará em cartaz até 17 de outubro, podendo ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.
 
Além disso, o espaço promove diversas atividades de formação em cultura afro, com o objetivo de fortalecer e preservar o legado que foi deixado pelos ancestrais africanos. Nas terças e quintas-feiras, é realizada a oficina de Gastronomia Africana, ministrada pelas chefs Ana Célia Batista, do Zanzibar, e Angélica Moreira, do Ajeum da Diáspora, que integra o projeto Ajeum do Benin. A ação tem o objetivo de ensinar pratos originados de países, como Benin, Angola, Nigéria e Moçambique, bem como oferecer formação e possibilidade de geração de renda à comunidade.
 
Já a oficina de Lendas Africanas, capitaneada pela historiadora Iray Galrão, busca contar a forma como os antepassados africanos entendiam e explicavam o mundo, mostrando com sutileza e beleza os valores culturais presentes em nossa história. A ação é voltada para as crianças de escolas das redes públicas e privada, e deve ser agendada por telefone, através do número (71) 3202-7890.
As técnicas do Bordado Barafunda são ensinadas pela Ekede Itana todas as quintas-feiras, até dezembro. Nas aulas, os alunos aprendem a fazer bordados tradicionais feitos à mão, conhecidos como barafundas, bainha aberta ou asa de mosca, que eram desenvolvidos pelas mucamas para ornamentar as roupas das senhoras na época de escravidão e cuja prática está entrando em desuso.
 
PROGRAMAÇÃO
Ø  Galeria a Céu Aberto
O que: Exposição com obras de Iraquitan Sá fotografadas por Saulo Kainuma
Onde: Largo Terreiro de Jesus
Visitação até 31/10
 
Ø  Poesia no Pelô
Quando: Quinta-feira, 01/10, das 19h às 21h
O que: As Sussurradeiras
Onde: Ruas, bares e restaurantes do Pelourinho
 
Ø  Música nas Esquinas
Quando: Sexta-feira, 02/10, das 18h às 19h
O que: Ivan Sacerdote
Onde: Cruzeiro de São Francisco
 
Quando: Sábado, 03/10, das 19h às 20h30
O que: Estação do Choro
Onde: Ruas do Pelourinho
 
Quando: Domingo, 04/10, das 18h às 19h
O que: Estevam Dantas
Onde: Cruz do Pascoal
 
Ø  Ivan Lins e Orquestra Sinfônica Arte Viva
Quando: Sábado, 3/10, das 11h às 12h
Onde: Largo do Terreiro de Jesus
 
Ø  Concertos nas Igrejas
Quando: Domingo, 04/10, das 11 às 12h
O que: Orquestra de Violões
Onde: Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos
 
Ø  Programação Infantil
Quando: Domingo, 04/10, às 16h
O que: Projeto Ibeji
Onde: Cruzeiro de São Francisco
 
Ø  Casa do Benin
Oficina de Lendas Africanas
Quando: A depender das visitações. Agendamento por telefone através do 3202-7890
 
Exposição: Capoeira de Rua nas Festas de Largo de Salvador
Artistas – Lee 27, Bigod, Zezé Olukemi, Robson Finho e Julio Costa
Visitação: Segunda a sexta-feira, 9h às 17h. Até 17 de outubro de 2015
Endereço: Rua Padre Agostinho Gomes, nº17, Pelourinho.
 
Oficinas de Gastronomia – Projeto Ajeum do Benin
Quando: terças e quintas-feiras, das 13h Às 17h
Professoras: Ana Célia Batista (Zanzibar) e Angélica Moreira (Ajeum da Diáspora)
 
Curso de Bordados Barafunda
Quando: Quintas-feiras, das 14h às 17h, até dezembro
Professora: Ekede Itana
Fonte: AGECOM/ Foto: Reprodução: