Data de Hoje
25 April 2024
Foto: Marcos Corrêa/PR

Jair Bolsonaro pede antecipação de doses para Pfizer após ignorar e-mails da farmacêutica norte-americana

Em uma mudança de postura, após até mesmo ignorar diversos e-mails da farmacêutica norte-americana, Pfizer, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pediu a empresa para antecipação de doses da vacina “Cominarty” já adquiridas pelo Ministério da Saúde.

A solicitação foi feita em reunião, na segunda (14), com representantes da empresa e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, de maneira remota e fora da agenda do presidente. No início do ano, Bolsonaro chegou a criticar as cláusulas de contrato oferecidas pela Pfizer.

A pasta fechou dois contratos com a farmacêutica para a compra de 200 milhões de vacinas, mas como demorou para oficializar a aquisição do imunizante, a maior parte só será entregue a partir de agosto.

Entre os presentes estava o presidente da Pfizer da América Latina, Carlos Murillo, que já foi ouvido pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid-19.

No depoimento, ele revelou que enviou uma carta a Bolsonaro e a ministros do governo reforçando a oferta de vacinas ao Brasil em 12 de setembro de 2020. A carta, no entanto, não foi respondida por nenhum dos destinatários.

*Com informações do Correio Braziliense.