Data de Hoje
28 March 2024

Juiz que quis impedir eleição pede a Bolsonaro para ser ministro do STF

Ojuiz federal Eduardo Luiz Rocha Cubas, que atua na Justiça federal em Formosa (GO), pediu ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) que institua um “convite público” para interessados em ser ministro do Supremo Tribunal Federal. E se candidatou, em ofício enviado ao Palácio do Planalto.

Cubas, que tem a carreira marcada por polêmicas como um plano de recolhimento das urnas antes da eleição de 2018, quer a vaga a ser aberta com a aposentadoria do ministro Celso de Mello, em novembro.

Entre os argumentos usados pelo magistrado para se candidatar à Corte, ele diz que nasceu no mesmo dia do presidente Bolsonaro e ainda estudou na mesma escola que ele, além de, coincidentemente, já ter atuado como motorista do decano do Supremo.

“Nasci em 21 de Março e no mesmo dia que V.Exa.. Curiosamente, até Covid-19 quis o destino nos colocar na mesma semana, agora em 2020. Sofri perseguições como V.Exa., fruto de quem está na luta. Não tomei uma facada, por certo, mas vida fácil não tive. Estudamos na mesma escola, com mais sorte, pois desde criança tive a oportunidade de trilhar o Colégio Militar de Brasília”, defende o juiz no currículo enviado.

“Há uma perspectiva de se estabelecer um novo paradigma de formação das cadeiras do STF, eis que de legitimidade indireta, não submetidas a voto, devendo ser previamente e com certa previsão discutido pela sociedade, cuja sensibilidade social caberá V.Exa. exercer dentre aqueles que tiveram a honra de colocar seus currículos ao crivo público”, escreve Cubas no pedido.

Ele chega a usar o bordão de campanha Brasil acima de tudo e Deus acima de todos.