Data de Hoje
21 September 2021
Juiz suspende posse de Lula na Casa Civil (Foto: Agência Brasil)

Juiz suspende posse de Lula como ministro da Casa Civil

Juiz do Distrito Federal concedeu liminar suspendendo posse de Lula na Casa Civil.

A justiça Federal do Distrito Federal cancelou, por meio de decisão liminar, a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. A decisão foi tomada pelo juiz federal Itagiba Catta Preta Neto. Catta Preta decidiu acatar uma denúncia popular feita em Brasília ainda ontem, acusando o governo por crime de responsabilidade. No despacho, o juiz Catta Preta informa que a criação do cargo de ministro chefe de Gabinete Civil é uma irregularidade por parte da presidente Dilma Rousseff. Com isso, Lula perde o foro privilegiado e poderia ser preso pela decisão de um juiz de primeira instância, como Sérgio Moro

A oposição comemorou no plenário da Câmara a decisão do juiz Itagiba Catta Preta Neto, da Justiça Federal da 4ª Região, de suspender a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil do governo Dilma Rousseff. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, 17, pouco depois de Lula tomar posse no Palácio do Planalto.

“É lamentável o Lula ter assumido. Devemos respeitar a decisão da Justiça. O Lula não devia ter entrado. É correto que ele tenha que se afastar”, disse o deputado Samuel Moreira (PSDB-SP). Integrante do PRB, partido que ontem desembarcou da base governista, o deputado Beto Mansur (SP) disse que a decisão da Justiça mostra que as instituições do País estão funcionando. “O governo acabou fazendo essa maluquice. Graças a Deus tem juiz peitudo”, afirmou Mansur.

Veja a íntegra da decisão do juiz:

mi_15829002256199938Por Istoé
Facebook Comments