Data de Hoje
7 May 2025
Foto: Arquivo Click Notícias

Kátia Alves sugere que faixas de pedestres sejam identificadas com iluminação em Salvador

A vereadora Kátia Alves (DEM), apresentou o projeto de lei nº 357/16, sugerindo ao prefeito que as faixas de pedestres sejam indicadas por sinal luminoso e iluminadas, especialmente em locais de grande circulação de pessoas e veículos. As estatísticas violentas no trânsito de Salvador chamou a atenção da edil para tal indicação. No ano passado, 69 pessoas perderam a vida e 1.094 ficaram feridas em Salvador, vítimas de atropelamento, com 459 ocorrências no período noturno, segundo dados da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador).

A indicação das faixas por sinal luminoso, bem como a iluminação, segundo ela, “reduz o risco de acidentes, na medida em que possibilitará aos motoristas enxergar melhor os transeuntes, e vice-versa”. A autora da indicação lembra que, pelas estatísticas, os atropelamentos são mais comuns à noite, em ruas mal iluminadas, o que justifica a iniciativa. Gastos com saúde Kátia Alves observa que a faixa de pedestres, cuja existência está prevista no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem contribuído para reduzir o número de atropelamentos, cumprindo não só o papel de salvar vidas, mas também o de reduzir gastos públicos na área da saúde.

Segundo a vereadora, alguns fatores contribuem para que as travessias nessas ruas se tornem mais perigosas, como a redução da capacidade das pessoas de enxergar em até 30% em condições de pouca luminosidade e a perda de noção de distância e profundidade para os que têm miopia, astigmatismo, hipermetropia, catarata e glaucoma.

Click Notícias