Data de Hoje
21 September 2021

Lava-Jato: Polícia Federal quer ouvir depoimento de Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pode ser ouvido pela Polícia Federal nas investigações da Operação lava-Jato. A PF enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um relatório pedindo autorização para colher o depoimento do ex-presidente. Para justificar o pedido, a Policia Federal colocou no relatório que Lula pode ter sido beneficiado pessoalmente pelo esquema de corrupção na Petrobras. 
 
“Atenta ao aspecto político dos acontecimentos, a presente investigação não pode se furtar de trazer à luz da apuração dos fatos a pessoa do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, que, na condição de mandatário máximo do país, pode ter sido beneficiado pelo esquema em curso na Petrobras, obtendo vantagens para si, para seu partido, o PT, ou mesmo para seu governo, com a manutenção de uma base de apoio partidário sustentada à custa de negócios ilícitos na referida estatal”, diz o relatório. Depois de contar tudo o que foi apurado até agora, a PF pede que Lula seja intimado para prestar declarações”, diz o relatório. 
 
Ao O Globo, Lula informou que não foi comunicado do pedido. O petista está em Buenos Aires, fazendo campanha para o candidato a presidência da Argentina, Daniel Scioli, apoiado pela atual presidente Cristina Kirchner. “Neste cenário fático, faz-se necessário trazer aos autos as declarações do então mandatário maior da nação, Luiz Inácio Lula da Silva, a fim de que apresente a sua versão para os fatos investigados, que atingem o núcleo político-partidário de seu governo”, pontua o relatório. 
Fonte: B. N
Facebook Comments