Data de Hoje
29 April 2024
Foto reprodução

Lava Jato: STF julga nesta quarta-feira pedidos de Lula e Cunha

O Supremo Tribunal Federal (STF) julga nesta quarta-feira (8) dois pedidos da operação Lava Jato. Um dos julgamentos é um recurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) que pede anulação de provas obtidas na operação. O outro é um pedido de liberdade do ex-deputado federal e ex-presidente da Câmara de Deputados, Eduardo Cunha (PMDB).

Cunha está preso desde outubro do ano passado por determinação do juiz federal Sérgio Moro e, nesta terça- feira alegou ter um aneurisma cerebral. A defesa de Cunha alega que Moro descumpriu uma decisão da Corte. Segundo a defesa, os ministros decidiram substituir a prisão pelo afastamento de Cunha.

Já a defesa de Lula questiona a decisão do ministro Teori Zavascki, que devolveu ao juiz Sérgio Moro, as investigações contra o ex-presidente na Lava Jato após aceitar parcialmente recurso dos advogados.

Esta será a primeira sessão do STF para tratar da Lava Jato após a morte do ministro Teori Zavascki, que morreu em um acidente de avião em Paraty (RJ) no mês passado. Com a morte de Teori o ministro Edson Fachin assumiu o comando dos processos.