Data de Hoje
9 May 2021
Lavagem de Itapuã acontece nesta quinta-feira (Foto:Reprodução/UOL)

Lavagem de Itapuã completa 111 anos; confira a programação

Festejos provocam alterações no trânsito da cidade; veja mudanças

A Lavagem de Itapuã, que completa 111 anos, terá início nesta quinta-feira às 2h, ao som do Bando Anunciador. Formado por uma banda de sopro e percussão, o grupo pretende percorrer as ruas do bairro, em chamados e cânticos, enquanto disparam fogos de artifícios. Às 5h, uma queima de fogos anuncia a festividade.

O primeiro momento do ritual religioso começa com oração em homenagem e agradecimento a Nossa Senhora da Purificação, seguido por uma primeira lavagem das escadarias da Igreja de Itapuã. A celebração das missas tem início às 7h, segundo informações da Empresa Salvador Turismo (Saltur).

Há 28 anos, ao fim da cerimônia, é servido um café da manhã à comunidade, com bolo, mingau, cuscuz, entre outras iguarias. Atualmente, a refeição é mantida pelo grupo Mantendo a Tradição, em memória a dona Niçu, antiga moradora do bairro, e que morreu há 11 anos.

O cortejo, que sai de Piatã, percorre parte da Avenida Octávio Mangabeira rumo à Praça Dorival Caymmi, leva as baianas até a igreja. Fiéis, juntamente com cerca de 150 baianas em trajes tradicionais e munidas de água de cheiro, começam, a partir das 11h, a lavagem oficial das escadarias da igreja. Em meio ao ritual, os Alabês (homens do candomblé que cantam para saudar os orixás) vão fazer performances ao lado do grupo Afoxé Filhos de Gandhy.

Saúde

O atendimento médico durante a lavagem será realizado no Pronto Atendimento Hélio Machado, localizado à rua da Cacimba, próximo ao percurso. Além disso, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ficará estacionada ao lado do posto, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Saúde. O órgão não soube informar o número de profissionais envolvidos.

Segurança

Durante todo o trajeto, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) vai disponibilizar 500 policiais militares, além do reforço no efetivo da 12ª Delegacia Territorial de Itapuã e de uma Delegacia Especial de Área (DEA), montada próxima à escultura da Sereia. A Operação Itapuã em Paz reforçará o policiamento na Avenida Dorival Caymmi, Lagoa do Abaeté, no Km 17, Alto do Coqueirinho e no bairro de São Cristóvão.

Os agentes de segurança, explica a SSP, fazem parte do Comando de Policiamento Regional Atlântico (CPRA), Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cerfap), Esquadrão Águia, Esquadrão de Polícia Montada, Operação Gêmeos, Operação Apolo, Batalhão Especializado de Polícia Turística (Beptur), Batalhão de Choque e Batalhão Especializado em Policiamento de Eventos (Bepe).

A Superintendência de Segurança Urbana e Prevenção à Violência (Susprev) não soube informar o número de guardas municipais que vão às ruas de Itapuã no período da festa.

Trânsito

O tráfego de veículos será proibido, das 7h às 19h, na Avenida Octávio Mangabeira (a partir da Rua Yemanjá); Praça da Sereia; Avenida Dorival Caymmi (entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho) e Rua Aristides Milton (entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Ibiama / Ladeira do Abaeté). Como alternativa, os motoristas que seguirem no sentido Centro, podem passar pelo Viaduto Mário Andreaza, acessando as avenidas Paralela, Orlando Gomes e Octávio Mangabeira.

Já no sentido Itapuã, a opção é seguir pela Avenida Octávio Mangabeira, no retorno em frente à guarita de acesso a um estacionamento, e continuar pela Orlando Gomes, Paralela e Dorival Caymmi, conforme a Superintendência de Trânsito e Transportes do Salvador (Transalvador). O acesso dos moradores às vias interditadas será garantido, mediante comprovação de endereço através de documento do veículo e/ou contas de telefone, água e energia elétrica.

Transporte

Quem participar dos festejos deve contar com esquema especial de transporte, segundo a Secretaria da Mobilidade (Semob). O órgão informa que cem por cento da frota de dias úteis – cerca de 2.700 ônibus – estará em circulação.

Além disso, seis ônibus extras da frota reguladora serão disponibilizados para facilitar a volta para casa dos usuários. Eles estão programados para circular das 16h às 23h, na Estação Mussurunga, e terão itinerários distribuídos pelas três áreas da cidade (Orla, Centro e Subúrbio), de acordo com a demanda.

Ordenamento

Para a Lavagem, segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, foram cadastrados 144 ambulantes que devem atuar durante a festa. A Semop diz que irá manter o ordenamento em Itapuã garantindo que todas as determinações da Prefeitura sejam cumpridas, fiscalizando irregularidades como a venda de bebidas em garrafas, espetos em geral, carros de mão utilizados para transportar mercadorias ou que atrapalhem as vias e o acesso ao pedestre.

Limpeza

Para a limpeza da festa, a Limpurb vai disponibilizar 80 agentes de varrição, 21 agentes de coleta e 16 agentes de lavagem. O órgão informou também que, ao todo, serão 93 sanitários químicos distribuídos em pontos estratégicos da festa, dentre eles 59 femininos, 31 masculinos e três para deficientes físicos.

Correio, Caixa e INSS – A unidade dos Correios localizada no circuito da festa, em Itapuã, informou que não funcionará no dia da lavagem. O atendimento voltará ao normal na sexta-feira, 29.

Já agência da Caixa Econômica Federal, também no bairro onde será realizada a festa, anunciou que atenderá ao público das 8h às 11h. As demais agências do banco na capital baiana funcionarão em horário normal, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Agência da Previdência Social, instalada próxima ao percurso da procissão em Itapuã, não funciona nessa quinta por causa do festejo. Os exames médicos periciais marcados para o dia da festa foram antecipados ou remarcados. A Central Telefônica 135 funciona para dúvidas. Alguns serviços, segundo a Previdência Social, podem ser feitos pela internet.

Por Murilo Melo/Correio
Facebook Comments