Data de Hoje
21 June 2021

Leão crava que Rui Costa fará um governo melhor do que Wagner

saasfsa

A homologação da candidatura de Rui Costa ao governo do estado será na próxima sexta-feira (27) durante a convenção do PT, mas para o presidente estadual do PP, João Leão, as etapas foram ultrapassadas e o petista não é candidato, é o governador do estado.

As palavras integraram o entusiasmado discurso do deputado federal candidato a vice na chapa encabeçada por Rui Costa. Leão não parou por aí. Prometeu ainda fazer uma gestão melhor que a do padrinho político do ex-chefe da Casa Civil: vamos deixar Wagner para trás.

O tom irônico, o estilo bonachão e os discursos de retórica clássica entre os políticos pode até gerar algumas piadas, mas João Leão é de fato um candidato experimentado que responde pelo que promete ainda que faça uma parte daquilo que potencializa no discurso.

Na convenção/encontro do PP, realizado nesta quinta-feira (26), no auditório do Hotel Matiz, localizado no Costa Azul, Leão rugiu pedindo apoio à candidatura majoritária. Avesso ao discurso escrito, de vez em quando escorrega, e o deslize pegou Otto Alencar (PSD) de surpresa.

Ao afirmar que seria um vice-governador melhor que o pessedista arrancou risos das centenas de pessoas que lotaram o espaço e do próprio Otto. Contudo, não demorou em causar certo constrangimento: serei um vice melhor. Sabe por quê? Porque não quero ser o governador. Não quero aparecer mais que o governador. Não vou trair o governador. Leão continuou.

Depois de um tempo percebeu o erro e corrigiu: seria um vice tão bom quanto Otto. Em seguida continuo o discurso pedindo para que os correligionários esquecessem as disputas municipais e se engajassem na campanha de Rui Costa, dele próprio e de Otto Alencar, que disputa o Senado.

O PP foi o segundo maior partido em número de votos nas eleições de 2012, segundo o próprio Leão. Entretanto, em diversos municípios a “briga” eleitora se deu com candidatos do PT. Rui Costa foi para dentro da campanha e até hoje sente na pele determinada resistência daqueles que o viram no palanque adversário.

Para rebater qualquer indisposição, Leão aposta na participação do PP no governo. Chamou ao palco todos os secretários, ex-secretários, diretores e presidentes de autarquias, empresas ou outros setores da administração estadual do partido, que participaram da gestão do governador Jaques Wagner.

A mensagem foi clara: nós também somos parte do projeto. Não se faz política sem gratidão. Aproveitou a deixa para brincar com Rui Costa: dizem que ele é travado. É nada. Olha o sorriso largo e vive fazendo piada.

A convenção/encontro terminou em clima de festa e os pepistas se disseram confiantes de que essa será uma audiência de um turno só. No entanto, poucos são os que acreditam piamente num resultado definitivo na primeira semana de outubro. Para a maioria, confidencialmente, a peleja só será resolvida no dia 26 do décimo mês do ano.

Facebook Comments