Data de Hoje
28 April 2024

Leo Prates reafirma defesa de antecipação de intervalo das doses da vacina contra Covid-19

 

Muita informação
Foto: Divulgação

Por meio de seu perfil oficial no Twitter, o secretário de Saúde de Salvador, Leo Prates, reafirmou a defesa da antecipação no intervalo das doses da vacina contra Covid-19 com o objetivo de ampliar a imunização do moradores da cidade. Na tese de Prates, o principal argumento é evitar que haja doses guardadas no aguardo da aplicação de reforço.

“Para deixar claro a minha defesa é que o Ministério da Saúde mantenha o aprazamento de 12 semanas, colocando a possibilidade de antecipação para 9 semanas, caso haja D2 [segunda dose] em estoque. O que não queremos é doses paradas!”, escreveu o secretário, nesta sexta-feira (16).

Em outra publicação na rede social, Leo Prates faz uma provocação sobre a quantidade de doses aplicadas com as vacinas que estão ‘guardadas’ à espera da segunda dose.
“Salvador está com 48 mil doses que só começarão a ser aplicadas a partir do dia 22/07 e foram recebidas dia 09/07. Tá certo isso? Quantas doses devem estar no estoque em todos os municípios e no Estado paradas sem aplicação?”, completou.

Especialistas recomendam antecipação

Na última quinta-feira (15), Léo Prates defendeu a antecipação das segundas doses da vacina Oxford/AstraZeneca em todo o país. (Veja aqui)
Ele cita um estudo da revista científica Nature para corroborar sua defesa.

“A estratégia ampliaria a segurança contra a variante Delta do coronavírus que já está presente em mais de cem países, inclusive no Brasil. Estamos falando de uma variante que possui característica potencialmente agressiva e altamente transmissível. A eficácia da antecipação é corroborada também por estudo recente divulgado pela revista científica Nature, uma das mais importantes do mundo”, explicou.