Data de Hoje
22 July 2024

Líder religioso famoso teria sofrido golpe de ex-genro, aponta polícia

Fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus, o líder religioso Valdemiro Santiago teria sido vítima de um golpe milionário tramado pelo ex-genro, o empresário Filipe Iannie. As informações são da Polícia Civil de São Paulo.

De acordo com o Uol, Iannie virou réu em novembro de 2023 acusado de tentar tirar R$ 15 milhões do antigo sogro, em um plano envolvendo associação criminosa e falsificação de documentos.

Ainda segundo a investigação, o crime teria ocorrido após o empresário ser traído por Raquel Santiago, filha de Valdemiro, com quem foi casado de 2014 a 2020. Outras três pessoas foram denunciadas.

O Uol afirma que Valdemiro procurou o a polícia em março de 2023, para registrar um boletim de ocorrência contra Iannie, que também foi procurador do apóstolo.

Dias antes, foi surpreendido pela ordem de apreensão de uma aeronave que pertence a uma de suas empresas, a Intertevê, devido a uma suposta dívida com um banco chamado Nacional Bank.

O líder religioso, segundo o Uol, disse à polícia que nunca fez negócio com o banco e que se tratava de uma fraude. De acordo com a acusação de Valdemiro, confirmada pela investigação da polícia, Iannie assinou um instrumento particular de confissão de dívida, no valor de R$ 15 milhões.

Valdemiro afirma “que nunca soube desse negócio, não autorizou, tampouco soube qual a destinação dada ao dinheiro”, e que “nunca assinou procuração concedendo esses poderes a Filipe, sendo que a única que lhe deu foi específica para questões internas da empresa perante os funcionários”.

A polícia concluiu que todo o acordo para a prática criminosa aconteceu pelo WhatsApp, a partir da apreensão e análise do celular de Iannie. Sete pessoas foram indiciadas.

A Justiça aceitou as denúncias contra quatro, que agora são réus: Iannie, Valarelli, Ligia de Mesquita Polido (presidente do Nacional Bank e sogra de Valarelli) e Edner Carlos Bastos (advogado, vice-presidente do Nacional Bank e responsável pelo pedido de busca e apreensão do avião pela Justiça).

Fonte: BNews