Data de Hoje
28 March 2024

Limpurb utiliza minicompactadores e triciclos para coleta em vias estreitas

Atualmente, a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) dispõe de 21 minicompactadores, com capacidade de coletar 6 m³, e 24 triciclos, com capacidade de 2 m³. Os equipamentos de menor porte realizam, diariamente, a coleta de lixo nas muitas ruas estreitas, morros, becos e vielas. A adoção desses veículos que chegam mais próximo das residências tem facilitado a prestação do serviço de limpeza urbana em todos os cantos da cidade, já que os caminhões tradicionais não conseguem acessar esses locais.

Os triciclos são utilizados em bairros como Barra, Boca do Rio, Itapuã, Periperi, Caminho de Areia, Vila Ruy Barbosa, Uruguai. Já os minicompactadores atuam no Imbuí, Marback, Federação, Itapuã, Pernambués, Doron, Sussuarana, São Cristóvão, Dom Avelar, entre outras localidades da capital baiana.

Para o presidente da Limpurb, Leonardo Oliveira, as irregularidades do relevo da cidade demandam um planejamento para que a execução dos serviços de limpeza urbana contemple toda Salvador. “Uma das estratégias desenvolvidas pela Limpurb tem sido a adoção de equipamentos alternativos, que facilitam a coleta em locais de difícil acesso e conseguem alcançar um maior número de residências. Para que esse trabalho continue dando certo, é necessário que a população colabore, respeitando os dias e horários da coleta”, enfatiza.

Compactadores – Além desses veículos especiais, a Limpurb conta com 144 compactadores e 784 agentes que realizam a coleta dos resíduos domiciliares em Salvador. Somada a retirada do lixo caseiro, o órgão também executa roçagem e capinação de áreas verdes e margens de córregos, canais e encostas. Na ocasião, é feita a remoção total ou parcial de ervas daninhas e vegetações indesejáveis, resultando em um aspecto regular e uniforme. A Limpurb realiza, ainda, a raspagem de terra acumulada nas vias, retirada de faixa e limpeza de postes, pintura de meio-fio, coleta de animais mortos em vias e logradouros públicos.

Na execução desses serviços, cada equipe utiliza como ferramentas carro de mão, pá, sacho, enxada, vassoura, picareta, cone, facão, garfo, roçadeira e picareta. Para solicitar serviços ou fazer reclamações sobre a Limpurb, a Prefeitura disponibiliza o Fala Salvador (156), canal de comunicação direto entre o cidadão e poder púbico.