Data de Hoje
24 April 2024
Ex-presidente Lula Foto reprodução: Paulo Pinto/Fotos Públicas

Lula diz que Dilma cometeu “equívoco”: “Um político tem que ter capacidade de ouvir”

O ex-presidente Lula  em entrevista, na manhã desta sexta-feira (18), na Rádio Metrópole,  falou sobre os acertos e erros do seu governo e da gestão de Dilma Rousseff (PT). De acordo com Lula, a ex-presidente cometeu um “equívoco” ao não ouvir aliados no início da crise que culminou sua saída do poder.

“Ela cometeu equívoco porque um político tem que ter capacidade de ouvir, dizer que não ter certeza, que é preciso conversar mais, ajuda. Eu nunca tomo decisão em relação as coisas graves na hora. Eu tenho que colocar minha cabeça no travesseiro e pensar. Eu costumo ligar pras pessoas, saber fulano o que você acha disso e isso? Quando eu tenho uns 6 palpites eu tomo uma decisão. Nunca abro uma reunião falando, todo mundo fala depois eu falo. Só tomo a decisão depois de processar na minha cabeça todas as coisas. Eu gostaria de ter ajudado mais a Dilma, mas quando você é um ex-presidente, você tem que tomar seu lugar”, disse.

Questionado por Mário Kertész, o ex-presidente lembrou a possibilidade de ter voltado ao poder em 2014. “Para muita gente do PT sim [eu deveria voltar]. Havia um movimento volta Lula e chamei o pessoal para responsabilidade. A Dilma não pediu pra ser presidente, eu que indiquei. Demonstrou uma competência extraordinária como gestora e a medida que eu fui escolher um presidente, e eu pensei em Dilma, a capacidade gerencial que ela tem. Ela fez muita coisa no ponto de vista gerencial, já no político muita gente se queixa. Não sei se ela tem culpa sozinha disso. Eu cheguei e falei que a candidata era Dilma, não tinha sentido eu tentar tomar o mandato da Dilma, se ela tivesse me procurado e sugerido minha volta, ela não me procurou, não conversou eu intui que ela queria se reeleger e cabia a mim ajudar”, completou.