Data de Hoje
19 April 2024

Lula foi informado de ação da PF, mas não avisou o irmão Vavá, afirma Tarso Genro

Em depoimento ao juiz Sérgio Moro nesta quinta-feira, o ex-ministro da Justiça (2007/2010) Tarso Genro disse que avisou o então presidente Lula sobre uma ação da Polícia Federal contra o seu irmão, Genival Inácio da Silva, o Vavá, alvo da Operação Xeque-Mate – deflagrada para combater esquema de jogos ilegais em Mato Grosso do Sul. Mas o ex-ministro ressaltou que Lula não teria avisado o irmão. “O Tarso, o ministro da Justiça, avisou o presidente da República e não o teu irmão”, teria respondido Lula. A informação foi revelada em reportagem de O Estado de S. Paulo.

Tarso depôs como testemunha de defesa de Lula na ação penal aberta contra o ex-presidente no caso do tríplex do Guarujá. Tarso afirmou que Lula era enfático no sentido de combater a corrupção e relatou a Moro como o avisou o então presidente da ação contra o seu irmão.

O ministro chegava de uma viagem ainda na Base Aérea (em Brasília) e encontrou o chefe da Polícia Federal, Paulo Lacerda, e o diretor de Inteligência da Polícia Federal, que o aguardavam. “Olha, ocorrerá uma diligência amanhã pedida pelo Ministério Público e determinada à Polícia Federal na casa de um irmão do presidente, nós queremos lhe avisar”, disse Lacerda. Tarso respondeu: “está tudo regular? tem ordem escrita? tem orientação? Então que se proceda”.

Naquela mesma noite, Tarso avisou Lula, já depois da meia noite. “Presidente, queria lhe informar que amanhã cedo vai ocorrer uma diligência na casa do seu irmão”. O presidente perguntou se estava está tudo legal, tudo regular. O ministro disse que sim. “Então, que se proceda essa diligência, te agradeço por informar”, respondeu Lula.

Na manhã de 4 de junho de 2007, agentes da PF vasculharam a residência de Vavá, em São Bernardo do Campo. Ele foi indiciado por tráfico de influência. Sete anos depois, a Justiça arquivou a investigação.

Depois de ter avisado Lula, Tarso ficou sabendo que Vavá foi conversar com o irmão presidente. Teria ocorrido este diálogo: “Ô Lula, tu soubestes antes e não me avisou, eu sei que o Tarso te avisou”. “O Tarso, o ministro da Justiça, avisou o presidente da República e não o teu irmão”, respondeu Lula, segundo o ex-ministro. Tarso reafirmou que Lula jamais fez qualquer interferência para barrar ações contra atos ilícitos.