Data de Hoje
25 April 2024

Mais duas creches serão construídas em Mata Escura e Sussuarana

Ordens de serviço para início imediato das obras foram assinadas pelo prefeito ACM Neto nesta quarta-feira (28)
 
Depois de Tubarão, mais dois bairros de Salvador vão ganhar novas creches: Mata Escura, na Rua Carlos Brandão da Silva, e Sussuarana, na Avenida Ulisses Guimarães. As ordens de serviço para construção imediata das unidades da Creche e Pré-Escola Primeiro Passo foram assinadas pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do secretário municipal da Educação, Guilherme Bellintani, da vice-prefeita Célia Sacramento, demais autoridades e da população, na manhã desta quarta-feira (28), nos próprios locais onde funcionarão as estruturas.
 
“Em 2013, a situação da estrutura física da rede era bastante precária. Hoje estamos fazendo investimento nas reformas, construção e reconstrução de unidades. No caso das creches, víamos o drama que a falta de vagas causava na vida das famílias, pois mães e pais deixavam de trabalhar por não terem onde deixar os filhos. Agora, vamos dobrar o número de vagas de 20 mil para 40 mil até 2016. Todas as crianças de 0 a 3 anos vão estudar em tempo integral”, salientou o prefeito ACM Neto.
 
As obras serão tocadas com recursos oriundos da inciativa privada, através de acordo que possibilitou aos shoppings da capital baiana a cobrança de taxa de estacionamento. No total, serão construídas 31 até 2016 em toda a cidade. De acordo com o secretário Guilherme Bellintani, as creches não são presente, mas conquistas das próprias comunidades. “O sentimento de toda a Prefeitura é de que a Educação seja um grande diferencial na cidade. Queremos chegar a 2016 com a convicção de que fizemos tudo o que estava ao nosso alcance e um pouco mais além”.
2015-10-28_Prefeito ACM Neto_Ordem Servic_o Creche_Mata Escura_Foto Max Haack_Agecom_150
 
A construção das creches e pré-escolas do Primeiro Passo é a principal ação do município para propiciar o dobro de vagas na Educação Infantil. Na última segunda-feira (26), o prefeito ACM Neto deu ordem de serviço para a primeira unidade que será erguida em Tubarão, no Subúrbio. Com a ampliação, o segmento de educação infantil contará com um total de 40.379 vagas. O investimento de R$100 milhões é o maior já feito pela Prefeitura na educação infantil em toda a história da capital baiana.
 
Servidores – Nas duas solenidades, o prefeito ACM Neto fez uma menção especial pelo Dia do Servidor Público, agradecendo a todos os colaboradores pelo desempenho da administração municipal no dia a dia, refletido nas recentes pesquisas de opinião. Ele colocou como exemplo a mensagem da servidora Bárbara Santa Rosa nas redes sociais, que demonstrou a satisfação e o agradecimento em ser funcionária municipal hoje.
 
“Há quase três anos o clima dos servidores era de desânimo, de falta de esperança. Uma das grandes conquistas foi motivar o funcionalismo público para que pudessem dar o máximo de si para a cidade”, salientou, ao destacar ações como o plano de saúde e o Plano de Cargos e Vencimentos, aguardado há mais de 20 anos. Também em homenagem ao dia, foi antecipado o pagamento do salário ao funcionalismo municipal.
2015-10-28_Prefeito ACM Neto_Ordem Servic_o Creche_Sussuarana_Foto Max Haack_Agecom_49
 
Melhorias – O prefeito ACM Neto ainda visitou uma área na Rua Carlos Brandão Silva, na Mata Escura, que está sendo utilizada pelos moradores como campo de futebol. O pedido da comunidade de requalificação do espaço, com colocação de novo alambrado, contenção de encosta, arquibancada e iluminação, será avaliado para inclusão em ações como o Programa de Recuperação de Campos e Quadras, da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps). Em Sussuarana, deverá ser inaugurada em breve uma nova escola, a Municipal Eraldo Tinoco, também fruto de solicitações da população.
Fonte: Agecom