Data de Hoje
28 March 2024

Marinha divulga vídeo da simulação do acidente com a embarcação Cavalo Marinho I

Um vídeo que simula o acidente ocorrido com a embarcação Cavalo Marinho I, que vitimou 19 pessoas no dia 24 de agosto de 2017, durante a travessia Salvador – Mar Grande, foi divulgado nesta terça-feira (23/1), em coletiva de imprensa promovida pela Marinha, através do 2º Distrito Naval, para apresentar a conclusão do inquérito do naufrágio.

De acordo com a apresentação, conduzida pelo Capitão dos Portos da Bahia, Leonardo Andrade da Silva Reis, as principais causas do acidente foram negligência e imprudência. A primeira, por parte do engenheiro responsável técnico pela embarcação e do proprietário da empresa responsável pela operação da embarcação. Já a segunda, por parte do comandante, visto que ele não teve uma postura defensiva.

O Capitão explicou, ainda, que pesos de cimento e concreto foram utilizados para tentar aumentar a estabilidade da embarcação, mas, por não terem sido aplicados da forma correta e terem ficado soltos, tiveram efeito contrário. A Cavalo Marinho I passou por vistoria no dia 20 de abril do ano passado, quase quatro meses antes do acidente e, de acordo com a Marinha, o material foi colocado na embarcação depois disso.

VEJA ABAIXO:

 

PRÓXIMO PASSO

O inquérito será encaminhado ao Tribunal Marítimo, no Rio de Janeiro, ainda nesta terça, mas não há prazo específico para o julgamento. O material, de quase 1.200 páginas, já está disponível para demais autoridades, mediante solicitação à Capitania dos Portos, e poderá ser usado pelas esferas judicial e cível.