Data de Hoje
29 March 2024
Foto reprodução

Melasma: Causas, Sintomas e Tratamento

Mas afinal, o quê é Melasma?

Melasma é o nome que damos na dermatologia para aquelas manchas da pele, escuras, que aparecem mais comumente no rosto, mas também podemos ver essas manchas no colo, braços e às vezes até nas costas. É um transtorno muito comum em mulheres jovens, mas pode surgir mais tarde e também em homens.

Normalmente as manchas de melasma são escuras, acastanhadas e irregulares. Frequentemente são simétricas, aparecendo nos dois lados do rosto. Embora não tenham muita relação com outras doenças, causam grande incômodo estético. Algumas pessoas podem apresentar depressão ou dificuldades no convívio social em função disso.

  • Melasma epidérmico: tipo de melasma em que há depósito aumentado de melanina na epiderme. (Epiderme é a camada mais superficial da pele).
  • Melasma dérmico: nesse tipo os depósito de pigmento ocorrem da Derme (camada mais profunda da pele), ao redor dos vasos superficiais e profundos.
  • Melasma Misto: aqui há um aumento de pigmentos tanto na epiderme, quanto na derme. Podendo ser mais concentrado em um ou em outro.
Tratamento do Melasma com Cremes Clareadores

Existem no mercado inúmeros cremes clareadores para o tratamento de melasma. Todos se perguntam se é possível “eliminar as manchas de melasma do rosto“. Os cremes auxiliam na remoção das manchas. Os mais utilizados são: cremes à base de Hidroquinona, Ácido Retinóico (Tretinoína), Ácido Glicólico, Ácido Azelaico, Arbutin e várias outras substâncias.

Na maioria dos casos os resultados começam a aparecer com 2 a 3 meses de tratamento.

Os resultados variam com cada pele e muitas vezes em cada área de mancha da mesma pessoa, podendo não ser efetivo em todo mundo. Mesmo nos casos que atingem resultados mais rápido, é muito importante manter o tratamento com disciplina para que haja uma estabilização dos melanócitos que produzem melanina na pele.

Esse tratamento deverá ser contínuo, de acordo com a indicação do dermatologista.

Tratamentos para uma pele uniforme

melasma 3

 

Para combater essa afecção tão resistente é necessário fazer uso diário e regular dos filtros solares, mesmo em dias de chuva.

 

 

 

Para uso em casa

acne-baba-caracolAliado aos protetores solares, devem ser usados cremes que contenham ácidos retinóico e seus derivados, que removem as células superficiais da pele e o pigmento que nelas se encontram;  diminuem a transferência do pigmento da célula produtora para as células vizinhas, bem como favorecem a penetração de outros ativos dos produtos;  clareadores  como hidroquinona, arbutin, ácido azeláico entre outros, que diminuem a produção do pigmento através da inibição de uma enzima. Existe ainda os antioxidantes como o ácido tranexâmico, ácido ferúlico e as vitaminas C e E, que inibem a produção dos radicais livres, envolvidos na pigmentação e protegem a pele da ação danosa dos raios solares.

Para aumentar a resistência da pele à radiação podemos lançar mão de cápsulas ricas em antioxidantes como revesterol, Pollypodium leucotomos, licopeno, picnogenol e vitaminas C e E.

 

Potencializando o tratamento no consultório

No entanto, o melasma pode ser bem resistente e pode não melhorar apenas com o tratamento feito em casa. No consultório tratamentos como a luz pulsada, os peelings químicos e microdermoabrasão são excelentes opções, que além de proporcionar o clareamento da pele auxiliam na prevenção e tratamento do envelhecimento cutâneo, por atingirem maior profundidade na pele.

 

luz-pulsada

A Luz Intensa Pulsada, é um dos procedimentos mais realizados para o rejuvenescimento global da pele, melhorando as rugas finas, manchas, textura, vasos e poros abertos. As sessões de luz intensa pulsada podem ser realizadas mensalmente na face, pescoço, colo e mãos.

A microdermoabrasão ou peeling de diamante promove a remoção mecânica da camada superior da pele o que melhora a circulação sangüínea superficial, estimula a formação de colágeno, elastina e ácido hialurônico, levando a melhora de cicatrizes de acne, de rugas finas e auxilia na remoção de manchas de pigmentação. Este método pode ser associado ao peeling químico.

A melhora já é percebida na primeira sessão!

A melhora já é percebida na primeira sessão!

peelingO peeling químico, feito com ácidos, promovem a eliminação das camadas danificadas da epiderme, estimulam a renovação das células da pele, melhoram a irrigação sangüínea, a textura da pele, clareiam manchas e atenuam rugas finas, além de estimular a produção de colágeno, o que melhora a firmeza da pele. Bons resultados podem ser obtidos com vários peelings seriados, com pequenos intervalos entre eles, proporcionando uma melhora progressiva.