Data de Hoje
28 March 2024

Mercados do Bonfim e das Flores reabrem atendendo a protocolos

Esta segunda-feira (14) foi de reabertura e adaptação para os permissionários e funcionários do Mercado Municipal do Bonfim e o das Flores, esse último situado no Dois de Julho. Ambos retomaram o funcionamento com base no decreto de número 32.815/20, que fixou o protocolo para evitar a disseminação da Covid-19.
“O Mercado do Bonfim está de portas abertas para o público. Na sexta-feira, realizamos, junto com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a testagem dos permissionários e todos os testes tiveram resultado negativo. O Mercado do Bonfim, também conhecido como dos Arcos, está situado na Colina Sagrada, um dos principais pontos turísticos de Salvador. Nesse momento de pandemia, o equipamento segue todos os protocolos de saúde, com orientação para comerciantes e visitantes”, conta Marcus Passos, titular da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop).
O horário de funcionamento desses dois mercados municipais é de segunda-feira a sábado, das 10h às 16h, exceto para bares e restaurantes, que seguem o protocolo desse segmento. O Mercado das Flores é famoso por comercializar arranjos de diversos tipos. Já o do Bonfim tem como principais produtos as roupas, objetos artesanais e demais lembranças da Bahia para os turistas que visitam a Colina Sagrada e o Caminho da Fé.
Regras – Antes da abertura dos mercados, todos os permissionários e funcionários foram submetidos a testes para a detecção da Covid-19. O protocolo setorial desses dois estabelecimentos determina que todos os funcionários e permissionários devem utilizar máscara e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados. A temperatura dos permissionários, trabalhadores e clientes deve ser medida e aqueles que tiverem resultado igual ou superior a 37,5º precisam ser encaminhado para acompanhamento de saúde adequado.
Cada permissionário também deve disponibilizar álcool a 70% para uso dos funcionários e clientes. As filas precisam ser ordenadas, respeitando o distanciamento de 1,5 metro entre as pessoas e o uso de máscara pelos clientes. Fica proibido o uso de bebedouros nesses locais e os banheiros devem dispor de pias com água, sabão, papel-toalha, lixeira com tampa e acionamento por pedal.
Também é obrigatório afixar os protocolos geral e setorial em local visível. Pessoas que fazem parte do grupo de risco devem ter atendimento prioritário para reduzir o tempo de permanência nesses estabelecimentos. Fica proibido experimentar ou testar os produtos dos mercados, devendo os provadores permanecer fechados. Além disso, cada boxe terá acesso de um cliente por vez e fica proibida a realização de eventos ou promoções que possam gerar aglomerações.
Confira o horário de funcionamento de outros mercados municipais:
* Mercado Popular: funcionamento de terça a sábado, das 6h às 14h; domingos e feriados, das 6h às 12h.
* NACS de Itapuã: de terça a sábado, das 7h às 15h; domingos e feriados, das 7h às 12h.
* Mercado Dois de Julho: de segunda a sábado, das 7h às 19h; domingos e feriados, das 7h às 14h.
* NACS de Periperi: de terça a sábado, das 7h às 17h; das 7h às 12h.
* Mercado de Cajazeiras: segunda a sábado, das 10h às 16h; fecha aos domingos.
* Mercado Modelo: segunda a sábado, das 10h às 16h; fecha aos domingos.
* Mercado Jardim Cruzeiro: terça e quarta, das 7h às 15h; de quinta a sábado, das 7h às 17h; segundas, domingos e feriados, das 7h às 12h.
* Os mercados de Itapuã e da Liberdade permanecem fechados.