Data de Hoje
20 April 2021
Foto divulgação

Mergulhadores retiram mais de 200 kg de entulho do mar na Barra

Garrafa pet, latinhas e até pneus são alguns dos 4 mil itens retirados do fundo do mar da Barra por mergulhadores voluntários em Salvador. A coleta de entulho aconteceu em um trecho de dois quilômetros entre as praias do Porto da Barra e o Morro do Cristo. Ao todo, o grupo recolheu mais de 200 quilos de lixo.
A ação aconteceu no último sábado (1º), durante todo o dia, e contou com a participação de colaboradores do Terminal de Contêineres do Porto de Salvador e voluntários do Projeto Fundo Limpo, idealizado pela Escola de Mergulho Galeão Sacramento.
Também foram encontrados no fundo do mar entre os itens objetos de plástico, borracha, madeira, garrafa pet, latinhas de bebida, anzóis, peças de tecido, e até, material automotivo. Adolescentes, crianças e adultos também participaram da ação retirando materiais das areias da praia.
A iniciativa acontece quatro vezes ao ano, quando os organizadores realizam convocação aberta nas redes sociais da escola. Os voluntários para o mergulho participam de um treinamento gratuito, e aqueles que ficam de apoio na areia da praia também promovem o trabalho de conscientização ambiental com os banhistas e frequentadores locais.
rtemagicc_fundo_folia_dois-jpg
Após a coleta, o material fica exposto na praia e passa por uma triagem, separando o que pode ser reciclado e é direcionado a uma cooperativa. Os demais são retirados do local pelo órgão de limpeza pública.
rtemagicc_lixo_recolhido_do_fundo_do_mar_na_barra___fundo_limpo-jpeg
Facebook Comments