Data de Hoje
28 April 2024

Mesmo com obras inacabadas, terminal marítimo de Salvador receberá turistas durante a Copa

Quatro mil mexicanos desembarcarão no terminal no dia 28 de junho

Com cerca de 95% das obras concluídas, o novo Terminal de Passageiros do Porto de Salvador nem foi inaugurado ainda e já está recebendo turistas de todas as partes do mundo para os jogos da Copa do Mundo 2014.

Construído no centro da cidade, às margens da Baía de Todos-os-Santos, o novo equipamento receberá cerca de quatro mil mexicanos no dia 28 de junho, que já passaram pelas cidades de Recife, Fortaleza e Natal.

terminal-479x320

O terminal foi submetido ao primeiro teste no início do mês. Um navio vindo de Miami com 4,3 mil passageiros desembarcou no local e os órgãos federais de fiscalização e de segurança puderam realizar os procedimentos em solo e também na embarcação.

Na chegada, os turistas são logo recepcionados pelas tradicionais baianas, que distribuíram sorrisos e milhares fitinhas do Senhor do Bonfim. A ação de boas-vindas foi promovida pela Bahiatursa, que já está preparando uma recepção bem típica para os mexicanos. “Temos aqui a Polícia Federal integrada com a Receita Federal, Vigilância Sanitária, Vigilância Agropecuária e o processo de receptivo com a Bahiatursa”, afirmou o presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), José Rebouças.

kdkgk

Segundo a Codeba, o 1º piso do terminal será destinado a recepcionar principalmente os turistas, mas boa parte da estrutura também foi pensada para atender a população soteropolitana, com serviços de gastronomia, cultura e lazer. O governo federal investiu R$ 36 milhões nas obras do equipamento, que terá condições de atender mais de 20 mil pessoas por dia.

O projeto executivo do equipamento ficou sob responsabilidade do governo estadual, enquanto o projeto básico foi elaborado pelo município e a execução das obras está sendo coordenada pela Codeba. O Governo da Bahia ainda aguarda a abertura de uma licitação da Secretaria dos Portos da Presidência da República para definir a concessionária que vai operar o terminal.