Data de Hoje
29 March 2024

Ministério Público pede que travessia Salvador-Mar Grande seja suspensa

O Ministéro Público da Bahia (MPBA) solicitou à justiça, na noite desta terça-feira, 29, a suspensão temporária do serviço de transporte máritimo de passageiros entre os municípios de Salvador e Vera Cruz, na Ilha de Itaparica.

O pedido que foi realizado pela promotora de Justiça Joseane Suzart, antecede nova ação civil pública que deverá ser ajuizada após conclusão de inquérito civil instaurado pelo MPBA para apurar as circunstâncias do acidente com a embarcação ‘Cavalo Marinho I’, em Mar Grande, que ocasionou na morte de 19 pessoas, na última quinta-feira, 24.

Segundo o órgão, a suspensão é solicitada em caráter de urgência de maneira complementar à ação civil pública de 2014, no qual o MP já alertava sobre as condições de precariedade do trasnporte.

A suspensão é solicitada até que as empresas CL Empreendimentos LTDA , Vera Cruz LTDA e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) garantam a segurança e eficiência do serviço, a partir da apresentação de laudos e documentos comprobatórios e da realização de perícias.

Tragédia

A lancha com o nome de Cavalo Marinho I virou na manhã da última quinta-feira, 24, por volta das 6h30, nas proximidades de Mar Grande. O acidente deixou 19 pessoas mortas e mais de 80 feridas.

A embarcação que levava 120 passageiros incluindo os tripulantes, tinha saído da ilha e seguia para Salvador, fazendo a travessia comercial.