Data de Hoje
29 March 2024

Minotouro se aposenta após última luta contra Shogun

Rogério “Minotouro”, a lenda do MMA mundial vai se aposentar neste sábado depois de 19 anos de carreira. Suas luvas serão penduradas com o final da trilogia contra Maurício “Shogun” no UFC Fight Night 174 na Ilha da Luta, em Abu Dhabi. Minotouro afirma que esse é seu último momento para provar a si mesmo que é capaz de lutar contra seu adversário.

Essa é uma luta realmente importante pra mim, porque perdi as outras duas pra ele. O primeiro confronto foi muito parelho e eu poderia ter vencido, mas no final do terceiro round ele conseguiu um knockdown. E quem viu a segunda luta, viu que foi um resultado bem duro também. As duas que fizemos foram muito boas, acho que foi por isso que o UFC resolveu dar essa nova oportunidade, porque sabia que essa segunda foi muito disputada e podemos fazer muito mais“, relembrou Minotouro em uma entrevista cedida para o site Meia Hora.

Os dois já se enfrentaram duas vezes ao longo de suas carreiras, mas Shogun sempre levou a melhor. A primeira foi no extinto Pride GP 2005, no Japão, uma luta das melhores lutas do MMA até hoje.  A segunda aconteceu no UFC 190, em 2015, no Rio de Janeiro. Esse terceiro combate é a definição do revanche que Minotouro precisa para encerrar a carreira com chave de ouro.

Minotouro

Agora é a hora de mostrar de verdade que tenho condições de vencê-lo, de provar pra mim mesmo que tenho condições de ganhar essa luta“, diz Minotouro, que confirma: “Vou encerrar minha carreira lá na Ilha“.

A princípio, Minotouro iria se aposentar no dia 9 de maio, no UFC 250, mas o espaço da luta acabou se tornando um hospital de campanha para cuidar dos doentes pelo Covid-19. Mesmo sem público, Dana White quer manter as lutas em todo vapor e por isso criou uma solução “Ilha da Luta”. De acordo com ele, esse espaço é destinado aos  que não podem viajar aos Estados Unidos devido a pandemia mas desejam continuar lutando.

Minotouro

Para nós que somos atletas é sensacional, mas para quem não é do esporte talvez não vá entender. O que aconteceu foi um negócio muito sério, uma doença que parou o mundo, várias empresas fechando e tudo mais. Agora, a postura do Dana White foi de muita coragem de continuar com o UFC. Ele poderia ter falado, ‘vamos parar um pouquinho aqui, vamos voltar no final do ano’, mas não, ele continuou com o contrato com os atletas. Ele não deixou o negócio dele cair.

Então, pra mim, participar disso tudo está sendo muito especial, um evento na Ilha da Luta, em Abu Dhabi, toda logística, equipe, exame de covid em todo mundo, toda segurança possível. Um evento muito mais caro pra eles. Pra mim está sendo gratificante não ter acabado o nosso trabalho e de todos da equipe do UFC. Foi uma decisão muito acertada. Está sendo um marco grande na carreira e talvez na história do esporte“, afirma Minotouro.

Aos 44 anos, Rogério ‘Minotouro’ tem 23 vitórias e 9 derrotas durante sua carreira pelo MMA profissional. Porém, nesses últimos anos, suas lutas não tenham sido das melhores, mas este último desafio prometo.